JORNALISMO | Especial multimídia aponta os impactos do fechamento de 14 escolas quilombolas desde 2018 em Vitória da Conquista

Entre dados públicos e entrevistas com lideranças quilombolas e especialistas, a investigação exclusiva do Conquista Repórter mostra as implicações da desativação de escolas na cultura, memória e identidade étnica de remanescentes de quilombos.

11 comunidades quilombolas visitadas, na zona rural de Vitória da Conquista, e diversas entrevistas, expressas em fotos, vídeos, gráficos e tabelas. Todos esses são recursos utilizados pelo Conquista Repórter em seu novo especial multimídia, lançado nessa terça-feira, 19, intitulado Etnocídio e negação de direitos: os impactos do fechamento de escolas rurais em comunidades quilombolas.

Desde 2018, 53% das escolas quilombolas de Conquista foram fechadas, segundo dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) em cruzamento com levantamento feito pelo Conselho Quilombola do Sudoeste Baiano, e uma pesquisa sobre o fechamento de escolas do campo, desenvolvida pela professora Vanessa Costa dos Santos, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Diante dessa realidade, a série especial buscou vozes quilombolas, dados de fontes diversificadas e ouviu especialistas para compreender o impacto da desativação de escolas na cultura, memória e identidade étnica de remanescentes de quilombos. Foram ao menos 14 instituições de ensino fechadas desde 2018, considerando um total de 26 unidades existentes naquele ano. Isso significa que mais da metade das escolas quilombolas foram fechadas em 5 anos.

Dhovana Rosa de Jesus, liderança quilombola e integrante do Movimento Negro Unificado (MNU), explica na reportagem que “o que se perde é a identidade histórica. E os professores que estão nessa outra escola [fora do quilombo], normalmente não têm esse conhecimento. Para eles saberem que a criança é pertencente a uma comunidade quilombola, ela tem que falar: eu sou. E muitas vezes por medo do preconceito, do racismo, da exclusão, ela se priva de falar”.

Isso é ratificado pelo levantamento da 2ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), realizado em 2022, ao explicitar que somente 7% dos estudantes quilombolas têm acesso ao ensino no território onde vivem. Os outros 93% precisam se deslocar para ter acesso à educação pública no município.

“Tudo o que está sendo pensado é para descaracterizar a educação quilombola, para que se possa dar notoriedade para o projeto de branqueamento, que vai simplesmente fazer com que os sujeitos quilombolas percam a oportunidade de fortalecer ainda mais as suas referências, as suas existências enquanto sujeitos”, afirma Niltânia Brito Oliveira, pesquisadora e professora na rede municipal de ensino há 30 anos.

A proposta do especial multimídia foi submetida e aprovada pelo 5º Edital de Jornalismo de Educação da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), lançado em parceria com a Fundação Itaú. Durante 5 meses, a equipe do Conquista Repórter desenvolveu a série especial, que conta com textos da jornalista Karina Costa, e já pode ser acessada através do link www.conquistareporter.com.br/educacaoquilombola. | Conquista Repórter.


COMPARTILHAR