Ivonice Marques Maia, a “Dona Nil”, de 71 anos, foi morta a facadas por elementos contratados por Cristiane Motta Alves. Ela foi presa e confessou o crime. |
A Polícia Civil de Jequié prendeu na quinta-feira, 22, a jovem Cristiane Motta Alves, principal suspeita de ter sido mandante do assassinato da idosa Ivonice Marques Maia, Dona Nil, de 71 anos de idade, levada para uma emboscada no Parque da Colina, em Jequié, e morta a facadas por bandidos, na quarta, 21.
Segundo informações policiais, Cristiane teria tomado dinheiro emprestado em mãos de dona Nil e como não conseguiu quitar a dívida teria arquitetado matá-la. Câmaras de monitoramento gravaram um veículo GM/Celta cor prata dirigido por Cristiane levando dona Ivonice , para o local onde os bandidos contratados aguardavam os a chegada da mulher para consumar o crime.
Os elementos desferiram cerca de seis facadas na vítima, que permaneceu por mais de duas horas agonizando no local, até ser encontrada por populares. Eles comunicaram ao Samu, providenciando a sua remoção para o Hospital Geral Prado Valadares, onde recebeu socorro médico, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu à noite. Minutos antes de morrer, a vítima teria revelado a identidade da mandante.
Com base nas informações e imagens de vídeo entregues à Polícia Civil, a suspeita confessou ser mandante do assassinato. Uma adolescente de 16 anos de idade, que participou da trama, confirmou a versão dada por Cristiane e depois foi liberada com a presença dos pais. Segundo o delegado Almir Fernandes que investiga o caso, outros envolvidos na execução do crime deverão ser identificados e presos dentro das próximas horas. Cristiane Motta Alves, é natural de Milagres, casada, mãe de dois filhos menores e trabalha com o comércio de roupas.
Por Jequié Reporter.
ATUALIZADO
Sobrinha adolescente da mandante recrutou
bandidos que torturaram e mataram idosa
A Polícia Civil de Jequié conseguiu elucidar um bárbaro crime, que causou revolta em Jequié. A idosa Ivonice Marques Maia, 71 anos, a Dona Nil, como era tratada por familiares e amigos, faleceu na manhã de ontem, quinta-feira (22/6), no Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, para onde havia sido levada depois de encontrada agonizando em um terreno baldio no Parque da Colina. Dona Nil era moradora do bairro São Judas Tadeu, e deixou filhos.
O caso passou a ser tratado como crime planejado e, investigado pela Polícia Civil, foi desvendado na manhã desta sexta-feira (23), através da 9ª Coorpin, que divulgou a prisão dos principais suspeitos de terem ceifado a vida da anciã. Inicialmente, a polícia prendeu a jovem Cristiane Motta Alves, principal suspeita de ter sido mandante do assassinato. Segundo informações policiais, Cristiane teria tomado dinheiro emprestado em mãos de dona Nil e como não conseguiu quitar a dívida teria arquitetado matá-la.
Câmeras de monitoramento gravaram um veículo GM/Celta cor prata dirigido por Cristiane levando dona Ivonice, para o local onde os bandidos contratados aguardavam a chegada da mulher para consumar o crime.
Os elementos desferiram cerca de seis facadas na vítima, que permaneceu por mais de duas horas agonizando até ser encontrada por populares que comunicaram ao Samu, providenciando a sua remoção para o hospital. Conforme as informações da 9ª Coorpin, Cristiane teria confessado em depoimento ser mandante do crime, e que uma adolescente de 16 anos, G.S.M, sobrinha da suspeita, participou da trama. À menor, foi dada a incumbência de procurar alguém que tivesse a coragem de matar a aposentada.
Tendo a adolescente mantido contato com o indivíduo identificado como Tales Souza Santos, que combinou receber um pagamento no valor de R$ 250, 00 e convidou dois comparsas, Mateus Santos Silva e um adolescente de 17 anos, W.P.A, para participarem do crime.
Detidos em operação policial na manhã de hoje, Tales, Mateus e o jovem foram levados a Delegacia, onde confessaram a participação, segundo a polícia, informando que teriam sido contratados pela adolescente, por intermédio da tia, Cristiane, e que receberiam R$ 500,00, respectivamente, além de joias, como parte do pagamento e dissera ter subtraído da vítima dois anéis de ouro e um aparelho celular. Os anéis foram recuperados pelos policiais civis.
A sobrinha da mandante, foi liberada com acompanhamento dos pais. O adolescente, que de acordo com informações policiais teve participação direta e chegou a desferir golpes contra a vítima, está apreendido e será acompanhado pela Promotoria. Cristiane, Tales e Mateus também seguem detidos na Delegacia Territorial de Jequié, a disposição da Justiça local.
Por Marcos Frahm.