Professores da rede municipal de ensino de Jacaraci, no Sudoeste da Bahia, foram pegos de surpresa pela Secretaria Municipal, que determinou o retorno às aulas do ensino fundamental para o próximo dia 24 de maio, mas sem apresentar o calendário letivo para deliberação do Conselho Municipal de Educação e sem a realização de uma jornada pedagógica online.
As informações são do sindicato da categoria.
Para piorar a situação, no momento em que o número de casos de COVID aumenta na região, o Secretário de Educação, Alexandre Dijan Coqui, determinou que os professores retornassem às salas de aulas para dar aulas de reforço presencial sem que os professores tenham tomado a segunda dose da vacina.
Segundo representantes dos docentes no Conselho Municipal de Educação, em nenhum momento os professores foram consultados a respeito da retomada das aulas presenciais, tampouco receberam quaisquer auxílios da prefeitura para a aquisição de recursos audiovisuais ou melhorias para conexão de rede de internet, sendo constantes os casos de extrapolação da carga horária sem a devida remuneração. A Secretaria Municipal ainda não se pronunciou.