O torcedor do Cruzeiro que tiver a curiosidade de conferir as informações do clube no site da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), perceberá uma curiosidade: Wesley Carvalho foi inscrito como o técnico. Mas quem é esse profissional, no “lugar” de Fernando Seabra?
Como O TEMPO Sports vem noticiando desde abril, Seabra ainda não tem a Licença PRO da Conmebol, exigida pela entidade para os treinadores em suas competições, como a Copa Libertadores e a Sul-Americana, caso da Raposa. Devido a isso, outro profissional precisa assumir essa função, uma mera burocracia.
Wesley tem 50 anos e é natural de Itapetinga, na Bahia. Nos últimos anos, ele trabalhou nas categorias de base do Vitória e do Palmeiras. Desde 2022, estava no Athletico, onde assumiu as funções de auxiliar técnico e treinador dos aspirantes e do elenco principal, quando substituiu Paulo Turra, no ano passado.
Em março de 2024, foi demitido, e, desde então, aguardava por uma oportunidade no mercado, que aconteceu agora, a convite do CEO de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, com quem trabalhou em São Paulo e em Curitiba. Formado em administração de empresas, Carvalho tem a Licença A da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que dá direito à Licença PRO da Conmebol.
Ele iniciou os seus trabalhos na Toca da Raposa 2 na última segunda-feira (12/8), onde auxiliar Seabra e é parceiro dos outros assistentes técnicos fixos do clube: Álvaro Martins e Moisés Moura. Esse último era o inscrito pelo Cruzeiro para ser o treinador na Sul-Americana, já que também possui o certificado exigido.
O que muda?
Na prática, quase nada. Nos jogos contra o Boca Juniors, válidos pelas oitavas de final, a diferença é que Wesley Carvalho assinará as súmulas dos jogos como técnico principal e concederá a entrevista coletiva oficial. Seabra será registrado em outro cargo, como preparador físico, mas poderá estar à beira de campo normalmente.