O Grupamento Ambiental da Guarda Municipal iniciou, na manhã desta segunda-feira, 09, um curso de capacitação. Os doze oficiais que participarão do novo grupamento, criado em agosto de 2022, receberam os representantes da GEPA (Grupo Especial de Proteção Ambiental) de Salvador.
O Comandante Robson Pires liderou as aulas apresentando aos participantes do recém-criado pelotão a experiência do grupo na capital do estado, os erros e acertos e os pontos necessários para uma boa atuação. Pires falou ainda sobre a legislação e a importância de conhecê-la completamente para atuar de forma incisiva, sem ultrapassar os limites legais.
Os principais crimes ambientais foram destacados. O comandante afirmou que, muitas vezes, a população defende animais exóticos (que não fazem parte da nossa fauna) e não dão importância àqueles que compõem a nossa fauna. “Isso é um trabalho de educação ambiental, que deve começar com as crianças. É preciso que a gente reconheça os nossos animais e saiba da importância dele para o equilíbrio ambiental. No nosso trabalho, primeiro a gente educa, depois fiscaliza”, explicou Robson Pires.
O curso de capacitação vai até o dia 12, com aulas teóricas e se estende pelo dia 13, com atividade prática.
O Pelotão Ambiental tem como finalidade coordenar, orientar e executar as ações de prevenção e combate a crimes ambientais, coibindo práticas ilícitas como caça predatória, desmatamentos e extração de fauna e flora regional.