ITAPETINGA | Oposição enfraquece na Câmara de Vereadores e cenário favorece Eduardo Hagge

Quando assumir o posto de prefeito eleito de Itapetinga, em 1º de janeiro de 2025, o médico veterinário Eduardo Hagge (MDB) (imagem acima) deverá estar acompanhado do próximo presidente da Câmara de Vereadores – que deve ser Tarugão ou Luciano (ambos do mesmo partido) – e de outros 8 parlamentares, dos 15 que compõem o legislativo local.

“Tiozão”, como é carinhosamente conhecido Eduardo Hagge, teria já contabilizado o apoio de 10 vereadores, sendo 6 da base e 4 da oposição . A grande dúvida que paira é sobre quem recairá a Eduardo Hagge para presidente da Câmara: Tarugão ou Luciano? Leia mais abaixo e entenda.

Alicerçado sob um capital político angariado nas urnas, com 53,71 % de aprovação do eleitorado, Eduardo tem a liberdade até mesmo de apontar nomes para a composição da nova mesa diretora. É o caso, por exemplo, do vereador Valquirão – que embora da mesma base política – tenta uma disputa à presidência, porém sem o apoio do prefeito eleito.

Por outro lado, com a quase certa desistência de Valquirão, a dupla Tarugão (ao lado) e Luciano Almeida (abaixo) ganha musculatura para disputar a presidência – esses, sim, com pleno de Eduardo Hagge. A rejeição ao nome de Valquirão começou após conversas com os vereadores Pêto e Telê (mais outros dois emedebistas), porém com articulação do atual prefeito, Rodrigo Hagge; do vice-eleito, Alécio Chaves e do ex-secretário municipal Geraldo Trindade. “Foi um ‘tiro no pé”. 


COMPARTILHAR