Um suspeito de receptação foi preso, na manhã desta quinta-feira (29), durante diligências da 2ª fase da Operação Terra Firme, deflagrada pela 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), para apurar roubos de caminhões que transportam gado para frigoríficos.
O coordenador da Coorpin/Itapetinga, delegado Roberto Gomes Júnior, explicou que as equipes cumpriram mandados de busca e apreensão no estabelecimento e no imóvel do suspeito, de 31 anos, no município de Ubaitaba.
“Apreendemos 28 munições, além do carro, que foi reconhecido pelas vítimas como o veículo utilizado nos assaltos”, destacou o delegado. O homem, de 31 anos, foi autuado em flagrante por posse ilegal de munições.
A operação
A ação policial está desarticulando uma quadrilha envolvida com roubos de cargas de gado, naquela região. Na primeira fase, ocorrida em junho deste ano, foram presos o líder da organização criminosa e a companheira dele, que era responsável pela contabilidade do grupo.
Nessa 2ª etapa, equipes policiais das Coordenadorias de Ilhéus e Jequié colaboraram com a operação. O coordenador também afirma que as ações continuam. “Seguiremos apurando esses crimes e buscando outros envolvidos no esquema”, comentou.
LEIA MAIS – Na manhã de hoje (29/07), a Polícia Civil deflagrou a Segunda Fase da OPERAÇÃO TERRA FIRME, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, após investigação de crimes de Roubo de caminhões de gado e caminhões frigoríficos carregados com carne resfriada, crimes estes ocorridos na Rodovia BA-670, nos trechos que cortam os municípios de Itapetinga, Potiraguá e adjacências, tendo como vítimas caminhões que transportam cargas de bois gordos destinados a abate num Frigorifico de Itapetinga e carne resfriada que seria comercializada na região.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Ubaitaba, Aurelino Leal e Jequié, sendo identificado o principal receptador das cargas roubadas, como D.J.S.S., 31 anos, que possui um açougue no centro da cidade de Ubaitaba.
D.J.S.S. foi preso com 28 (vinte e oito) munições intactas de calibre 6.35mm, 04 (quatro) aparelhos celulares, bem como também estava de posse do veículo GM ÔNIX, cor branco, citado pelos motoristas vítimas como sendo o veículo utilizado nas ações criminosas da quadrilha, inclusive os motoristas eram colocados no porta-malas do GM ÔNIX e levado como reféns, somente sendo liberados horas depois.
A Operação Terra Firme, na sua primeira fase, em 22/06/2021, prendeu em Itabuna o chefe da Organização Criminosa de vulgo SECO, identificado como A. E. DE J. N., bem sua companheira A. L. A., que além de ser responsável pela contabilidade da ORCRIM, também estava de posse de um dos aparelhos celulares de um dos caminhoneiros vítima do roubo com restrição da liberdade.
A Operação Terra Firme foi deflagrada pelo DEPIN, através das 21a Coorpin-Itapetinga, 7a Coorpin-Ilheus e 9a Coorpin-Jequie. | FONTE: 21a COORPIN