O cacique Nailton Pataxó, indígena baleado em um ataque violento de fazendeiros na Bahia neste domingo (21/1), foi titulado como Doutor por Notório Saber pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2022. O reconhecimento o habilitou para lecionar na instituição. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, ele foi atingido no rim e atendido no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Lideranças de entidades em defesa da causa indígena informaram que ele está estável após cirurgia.
Nailton vive na terra Caramuru Paraguassu (BA), em Potiraguá, onde luta pela recuperação dos territórios de onde seus parentes foram expropriados por fazendeiros, além de trabalhar na formação de lideranças políticas do povo Pataxó Hã Hã Hãe.
Nesse domingo, a ação de fazendeiros terminou com a morte da irmã de Nailton, Maria de Fátima Muniz, conhecida como a Pajé Nega Pataxó. Ela chegou sem vida à unidade básica de saúde da cidade de Potiraguá.
Entre os feridos está uma mulher que teve o braço quebrado. Outros indígenas também foram hospitalizados, mas não correm risco de morte.