ITAPETINGA | Agro: Com “raspa de mandioca”, pecuarista faz garrotada ultrapassar 18 arrobas

A combinação de tradição e inovação resultou em uma garrotada que ultrapassou 18 arrobas na Terminação Intensiva a Pasto (TIP). O canal “Giro pelo Brasil” destacou uma estratégia da pecuarista Célia Maria Lobo Borges e seu filho Maurício Borges na microrregião de Itapetinga.

Lucas Nascimento de Oliveira, zootecnista e originador na unidade da Friboi em Itapetinga, destacou o sucesso da Lobo Nutrição Animal e da Fazenda São Jorge, localizada no município de Firmino Alves:

Célia e Maurício optaram por uma abordagem inovadora e sustentável que trouxe resultados incríveis. O abate de 42 bois com uma média de peso de 18,5 arrobas (277,5 kg) foi a prova do bom trabalho realizado. E todos os animais no lote, entre zero e dois dentes, mostraram um desempenho excepcional na TIP.

Raspa de mandioca fez a diferença na garrotada

O segredo desse sucesso? A “raspa de mandioca.” Lucas explicou que Célia e Maurício usaram a raspa de mandioca como uma substituição energética na ração, uma solução estratégica que barateou os custos ao mesmo tempo que manteve o alto desempenho do gado em termos de peso e acabamento de carcaça.

Essa abordagem demonstra um uso inteligente dos recursos locais e uma visão sustentável para a alimentação animal, mostrando que é possível inovar sem comprometer a qualidade e a produtividade.

A Fazenda São Jorge tornou-se assim um exemplo de como o manejo bem planejado, alinhado à inovação, pode trazer grandes resultados. | Giro do Boi.


COMPARTILHAR