INVESTIGAÇÃO | Faturamento excedente da Via Bahia daria para duplicar 80 km/ano da BR-116

SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – A resistência da Via Bahia em duplicar o trecho da BR-116, que compreende a região Sudoeste, não encontra justificativa legal de falta de dinheiro. Muito pelo contrário. Segundo cálculos recentes, o faturamento da empresa em dezembro do ano passado foi de R$1,5 milhão por dia.

Admitindo que os custos operacionais da Via Bahia sejam de 50% do seu faturamento, sobraria mais de R$700 mil por dia. Esse valor excedente é suficiente para duplicar um quilômetro rodovia a cada quatro dias de pedágio – ou sete quilômetros por mês, ou 80 km por ano. Em dez anos seria possível asfaltar toda a Rio-Bahia.

A estimativa é fundamentada nos cálculos de um engenheiro, assegurando que um quilômetro de rodovia custaria entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões. A informação complementar, apurada pelo site, é que e dezembro de 2021 passaram pelas praças de pedágio da Via Bahia 3.603.304 veículos.

A média de pedágio, considerando motos e carretas de nove eixos, é de R$ 13,15 (média), o que resulta no volume médio de R$ 1,5 milhão por dia. A reportagem tenta contato com a Via Bahia.

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