INSS DIGITAL | Fetag-BA e gerência regional do INSS promovem capacitação em Conquista

Imagens: Divulgação

O auditório da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista esteve lotado na manhã desta terça-feira, 19, durante o Curso de Capacitação do INSS Digital para representantes sindicais.
O evento foi promovido pela FETAG – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia e gerência regional executiva do INSS.
VÍDEORREPORTAGEM

                   
Com a implantação do INSS Digital o segurado vai ao sindicato rural para dar encaminhamento nos seus pedidos de benefícios.

Nesse modelo, o atendimento para recepção e digitalização dos documentos leva cerca de 20 minutos e o cidadão já sai com a senha para acesso ao Meu INSS, canal pelo qual é possível acompanhar integralmente as fases do pedido sem sair de casa.

O público alvo da capacitação foi formado por representantes sindicais de 34 municípios da região Sudoeste.

Realidade em mais de mil agências no País, o INSS Digital permite ao segurado uma forma inovadora de atendimento, aliada à tecnologia.           

A tramitação eletrônica torna mais ágil a análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de uma unidade para outra.

O objetivo da autarquia é tornar possíveis de serem realizados a distância todos os serviços que precisem apenas de avaliação administrativa.
               
A implantação do modelo de atendimento digital proporcionou também outras vantagens significativas para a Instituição e para os segurados. Entre elas, a possibilidade da concessão automática de benefícios.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão à distância do benefício. E o segurado somente deverá ir a uma agência se for chamado pelo Instituto.

A integração com outras bases de dados do Governo, realização de parcerias com órgãos e entidades e a modernização das rotinas do Instituto têm sido as principais frentes de ação da autarquia para melhoria da prestação dos serviços à população.

Seu INSS

O Meu INSS  já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados. Acessível pelo computador ou celular, permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a vários serviços do INSS.

E está em constante evolução a fim de tornar mais fácil e rápido seu acesso pelos segurados.

Ao fazer o cadastro, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário tais como: datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o telefone 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. Conheça os serviços e tire suas dúvidas sobre o Meu INSS no Site do INSS.


COMPARTILHAR