INFORME | Federação de agricultores baianos comemora os 55 anos com nova diretoria

Ao lado da vereadora Nildma, o novo presidente da Fetag, João da Cruz, ressaltou que essa nova gestão é de continuidade
Imagens: Arquivo pessoal

Com a presença de lideranças estaduais e nacionais foi realizada, nesta segunda-feira (17), a posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), na Bahia, ao mesmo tempo que celebra os 55 anos da federação.

A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador. O evento contou com a presença da assessora sindical da Fetat-Bahia, vereadora Nildma Ribeiro. “Participamos da posse da nova diretoria eleita da FETAG-BA, e comemoração dos seus 55 anos de Luta e Resistência. Vida Longa à FETAG-BA”, postou Nildma em suas redes sociais.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, fez uma contextualização histórica desses 55 anos da Fetag e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que também completa 55 anos de existência e, além de apresentar diversas ações que vem sendo executadas, voltadas para o desenvolvimento rural, reconheceu a importância da federação na destinação de políticas públicas para o rural.

“Estão sendo executadas diversas ações pelas secretarias do Governo, não só em ações voltadas para a agricultura familiar, inclusão socioprodutiva, agroindustrialização, mas também em áreas como a da educação, com escolas em comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária e fábrica escola. Essas são políticas públicas construídas de forma participativa e isso é simbólico e histórico, e agente precisa reconhecer isso”.

O novo presidente da Fetag, João da Cruz, ressaltou que essa nova gestão é de continuidade: “Vamos dar continuidade às ações das gestões anteriores e buscar mais mecanismos para o desenvolvimento rural. Esse é o nosso maior objetivo: fortalecer a questão da sustentabilidade financeira dos agricultores, que é de fundamental importância”.

A Fetag

A agricultura familiar é uma das bandeiras da federação, considerada como uma forma de desenvolvimento sustentável e solidário, que deve ter assistência técnica gratuita, continuada e de qualidade.

A Fetag atua ainda nas questões relacionadas à Previdência Social; em políticas voltadas para a reforma agrária; juventude, como forma de sucessão rural; de produção de alimentos saudáveis, com base agroecológica e orgânica; de desenvolvimento das mulheres, que são a maioria nos sindicatos, na Bahia e no Brasil; além da terceira idade, para ações relacionadas à organização e formação política dos sindicatos, daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do nosso país, por meio dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais. (Com informações da Ascom/Fetag)


COMPARTILHAR