A licitação para o transporte público de Vitória da Conquista está suspensa por tempo indeterminado.
O Edital de Licitação 002/2021, visava contratar empresas para operar o sistema de transporte coletivo urbano.
A informação foi publicada no Diário Oficial do município na noite desta segunda-feira (3). O prazo para entrega das propostas da empesas encerrava hoje, de acordo com o edital. E no dia 4 de maio seria realizada a licitação, marcada para ocorrer às 9h da manhã. No entanto, o edital foi suspenso por ter recebido impugnações.
“Em razão de recebido impugnações e, havendo a necessidade de retificação ao edital para atendimento às mesmas conforme manifestado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana por meio da Comunicação Interna nº117/2021 – CTP, torna público a SUSPENSÃO da disputa da presente licitação marcada para ocorrer em 04 de maio de 2021 às 09:00 horas, horário de Brasília”, informou a SEMOB no Diário Oficial.
Ainda de acordo com a SEMOB, “o novo edital retificado deverá ser publicado conforme legislação vigente”, no entanto, uma data não foi definida.
O edital para o transporte público da cidade, desde que foi divulgado em março deste ano, gerou polêmica e discussões na cidade. O motivo principal diz respeito ao fato de alguns bairros da cidade e o distrito do Pradoso terem as linhas excluídas do edital e não seriam mais atendidas pelas empresas de ônibus. Ao todo, ficariam de fora da concorrência , linhas de ônibus de oito bairros e do distrito do Pradoso, sentido Centro. São elas : R03 – PRADOSO / CENTRO; R04 – SANTA MARTA / CENTRO; R11 – CONVEIMA / CENTRO RODOVIÁRIA; R13 – GUARANI / CENTRO; R17 – LAGOA DAS FLORES / CENTRO; R24 – CRUZEIRO / CENTRO; R27 – CAMPO VERDE / CENTRO; R62 – ALTO MARON / CENTRO e R65 – AEROPORTO / CENTRO.
Na época, a SEMOB chegou a informar que uma média de 80 vans e micro-ônibus atenderiam os moradores que fazem uso dessas linhas. A prefeitura chegou a lançar uma consulta pública para saber a opinião da população sobre a Licitação de Transporte Complementar. No entanto, ainda não foi divulgado informações a respeito do resultado da consulta pública.
A justificativa da Prefeitura para a contratação de vans por meio de um edital complementar, para as oito linhas, foi classificando essas áreas como adensamentos populacionais. No entanto, a notícia não agradou a população destas localidades. | com informações do Blog do Sena.