HOMENAGEM | Deputado Zé Raimundo entregará Comenda 2 de Julho ao físico Olival Freire nesta quinta-feira

O físico e cientista Olival Freire Júnior será homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia, na próxima quinta-feira, 14. A maior honraria do Legislativo é de iniciativa do seu primeiro vice-presidente, deputado Zé Raimundo (PT), e será entregue em sessão especial, às 10 horas, no Plenário, que deve reunir intelectuais e dirigentes da comunidade acadêmica, professores, ex-alunos, admiradores, amigos e familiares do renomado pesquisador na área da História e Teoria Quântica e da Ciência no Brasil.

Olival Freire é diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. O profissional destacado é autor de quatro livros, organizador de cinco coletâneas; autor de mais de 40 capítulos de livros e de mais 90 artigos em periódicos especializados.

Dentre as suas publicações, Zé Raimundo destaca “Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais”, obra que foi vencedora do Prêmio Jabuti; The Quantum Dissidents – Rebuilding the Foundations of Quantum Mechanics 1950-1990, 2015; e David Bohm – A Life Dedicated to Understanding the Quantum World, 2019; e, como editor, The Oxford Handbook on the History of Quantum Interpretations, 2022. “Dentre tantas outras atividades desempenhadas pelo professor Olival Freire, não podemos deixar de mencionar a orientação de 13 teses de doutoramento e 20 dissertações de mestrado”.

Em sua proposição para homenagem a Olival Freira, o deputado Zé Raimundo, Doutor em História, destacou: “As motivações para essa iniciativa são várias e têm uma profunda razão social e cultural, pois o homenageado reúne atributos e feitos que transcendem à sua trajetória individual e se inserem em contextos sócio-históricos muito mais abrangentes, com participação nos de movimentos sociais, de instituições acadêmicas, técnico-científica da sociedade civil e públicas e de organizações diversas, inclusive políticas, tendo sempre como objetivo compreender e transformar a realidade socioeconômica e cultural do nosso país”.

Nascido no município de Jequié, Olival Freire se projetou par mundo através da Ciência, com uma
carreira acadêmica que sempre esteve ligada à UFBA, instituição na qual, atualmente, é professor, além de pesquisador do CNPq na área de História da Ciência. Ao longo do seu percurso acadêmico-profissional, ocupou vários cargos e funções em instituições científicas e órgãos universitários.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência, da Comissão para a História da Física Moderna, International Union of History and Philosophy of Science; pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA (2014-2019); coordenador do CAPES PRINT UFBA (2018-2022) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (M/D, UFBA-UEFS, Conceito 5 CAPES), do qual foi um dos fundadores.


COMPARTILHAR