A Catedral de Nossa Senhora das Vitórias foi palco da cerimônia de posse de Dom Vitor Agnaldo Menezes, que se torna o quarto arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista. A solenidade, realizada na tarde de sábado (22), foi presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o cardeal Dom Sérgio da Rocha, e contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, vereadores, autoridades civis, militares e religiosos.
Durante a cerimônia, que teve a participação de 20 bispos e mais de 100 padres de diversas regiões do Nordeste, o novo arcebispo foi conduzido à sua Cátedra, onde foi feita a entrega do Báculo que pertenceu ao primeiro bispo de Vitória da Conquista, Dom Climério Andrade.
A prefeita Sheila Lemos, acompanhada do vice-prefeito Aloísio Alan Fernandes e de vereadores, expressou a alegria da comunidade católica com a chegada do novo arcebispo. Em seu discurso, Sheila enfatizou a importância do momento: “Para todos nós que estávamos presentes na Catedral, foi um momento sublime e especial. A comunidade católica queria um novo bispo, e hoje, com a chegada de Dom Vitor, todos se alegram. Desejamos que ele faça uma caminhada bonita, próspera e de amor, levando o nome de Deus a toda a população”, disse Sheila.
A prefeita também comentou sobre a colaboração da Arquidiocese em obras e a expectativa da realização de novos projetos, como a conclusão das obras do Cristo de Mário Cravo. “Conseguimos fazer através do Ministério do Turismo toda a requalificação da área do Cristo, com exceção da escultura. E este é um projeto para ser feito em parceria com a Igreja, para a requalificação da imagem do maior Cristo crucificado do mundo”, acrescentou a prefeita.
Após a cerimônia de posse, Dom Vitor, que chega a Vitória da Conquista após ter sido bispo da Diocese de Propriá, em Sergipe, celebrou sua primeira missa como arcebispo metropolitano no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, onde milhares de devotos católicos se reuniram para participar da celebração campal em uma estrutura especialmente montada pela Arquidiocese para acomodar o grande público.
Durante a missa, Dom Vitor recebeu presentes simbólicos da região, como leite, mel, café e biscoitos, que representam a cultura local. Enfatizando seu lema episcopal, “Com o coração dilatado para o trabalho”, expressou seu compromisso de dar continuidade ao trabalho de seus predecessores, especialmente no fortalecimento da atuação missionária da Igreja em Vitória da Conquista.
Para a representante das Irmãs dos Pobres do Lar Santa Catarina de Sena, Luzia Cristina Santos, a chegada do novo bispo é um momento histórico que merece ser comemorado. “A comunidade estava ansiosa, desde que a sede ficou vacante e hoje ver todos aqui reunidos, celebrando a presença do seu pastor, é uma emoção muito grande. A cidade está feliz e abençoada”, destacou a religiosa.
Linha do Tempo da Arquidiocese
A Arquidiocese de Vitória da Conquista tem uma rica história de liderança e serviço. Os bispos que a precederam são:
A partir da formação da Diocese:
Dom Jackson Berenguer Prado (1958-1962)
Dom Climério Almeida de Andrade (1962-1981)
Dom Celso José Pinto da Silva (1981-2001)
A partir da Arquidiocese:
Dom Geraldo Lyrio Rocha (2002-2007 – 1º Arcebispo)
Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFM Cap (2008-2019 – Arcebispo Emérito)
Dom Josafá Menezes da Silva (2019-2024)
Dom Vitor Agnaldo Menezes (2025-)