Gêmeas de 10 anos superam mais de 200 estudantes e avançam no Projeto “Lápis na Mão”


As redações das irmãs gêmeas Júlia e Giovana Carvalho Souza, 10 anos, superaram as dos mais de 200 estudantes e avançaram na primeira etapa do projeto Lápis na Mão, promovido pela TV Sudoeste, em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. 

Além das gêmeas, somente outros três alunos da escola onde estudam conseguiram avançar de fase. Com o tema “Florestas e Livros: Lugares Encantados”, a iniciativa busca incentivar estudantes de escolas públicas no desenvolvimento da leitura e escrita, estimulando também a criatividade e o debate do assunto em sala de aula. 

O concurso tem como objetivo convidar alunos de escolas públicas e privadas da educação infantil e ensino fundamental. Ao final do Lápis na Mão, os alunos vencedores serão premiados conforme a colocação. Entre os prêmios, estão notebooks, tablets, smartphones e certificados. 

Dedicadas aos estudos desde a pré-escola, Júlia e Giovana sempre gostaram de ler, desde jornais e revistas de atualidades até clássicos da literatura nacional e internacional, como “Vidas secas”, “O Pequeno príncipe”, “A Culpa é das estrelas” e “Annie”. A inspiração vem dos pais, que sempre as incentivaram a ler. 

Autodidatas, aproveitam o tempo livre para estudar outros idiomas, como espanhol, francês e inglês (por meio de livros e vídeos) e japonês. Neste último caso, os desenhos animados orientais (animes) e publicações, como mangás, são aliados nessa empreitada. Outra paixão é pala matemática, principalmente as quatro operações.

Nos arquivos de fotografias, registros das duas com livros e jornais se misturam aos das brincadeiras, normal na idade das crianças. Tímidas por natureza, dizem que o objetivo em participar do projeto é aquirir mais conhecimento e incentivar outras crianças a apostar em seu potencial literário. Elas sonham em ser veterinárias, mas também dizem querer ser promotora, juíza ou policial federal.


COMPARTILHAR