A Coelba informou neste sábado, 18, que flagrou, no mês de março, dois grandes furtos de energia na capital e no interior do Estado. As irregularidades foram encontradas em uma academia no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, e na empresa de reciclagem no Cento Industrial do Subaé (CIS), em Feira de Santana.
As ações recuperaram aproximadamente 420 mil quilowatts-hora (kWh), energia suficiente para abastecer cerca de quatro mil residências por um mês, ou a cidade de Lençóis, no período de 15 dias.
Para flagrar o estabelecimento, a distribuidora utilizou um avançado sistema de monitoramento, que contou com o acompanhamento do consumo, comparando as curvas do medidor da unidade e de uma medição fiscal, resultando numa recuperação de 116 mil quilowatt-hora.
A Coelba conseguiu localizar as unidades comerciais infratoras através das análises nos softwares da distribuidora de energia, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliaram as ações de investigação de campo. De acordo com a Neoenergia, as irregularidades encontradas representavam, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que as ligações foram feitas fora dos padrões técnicos.
Crime e denúncias
A Neoenergia Coelba ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática ilegal. A empresa orienta que o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.neoenergiacoelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.