O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) afirma que os termômetros devem chegar a 7 graus nesse sábado, 3, em Piatã, a verdadeira “Suíça Baiana”, na Chapada Diamantina. Será muito mais frio que em Vitória da Conquista, onde a previsão deve chegar a 9 graus no sábado. Confira no link.
No inverno, a temperatura pode chegar a 7 graus, mas já foram registradas mínimas de até 4 graus, na madrugada. A máxima raramente passa de 20 graus. Esta é Piatã, localizada a 1.180 metros acima do nível do mar, em plena e bela Chapada Diamantina, que ocupa o posto de cidade mais fria da Bahia.
Este outro pedaço encantado da Bahia reserva belezas prontas a rivalizar com seu rico litoral, tudo cercado de uma natureza exuberante, orquídeas raras e muitas cachoeiras.
A região, descoberta pelos garimpeiros no século XVII, inicialmente batizada de Bom Jesus dos Limões, evoluiu de povoado para município e hoje é um excelente endereço turístico na região, além de atrair soteropolitanos que, cansados do estresse da metrópole, preferem a paz e o friozinho gostoso do paraíso que é a Chapada.
Piatã é uma das portas de entrada para o turismo naquela região, e fia próxima da nascente do Rio Machado e quase às margens do belo e famoso Rio de Contas.
Frio atrai licor, caldos quentes e mesmo uma fogueirinha na porta de casa. E tudo isso pode ser provado e visto em Piatã, principalmente em período de festas juninas e ao longo do inverno.
Para quem tem coragem de dar um mergulho na água gelada de Piatã, a cidade oferece uma série de opções de cachoeiras.