O optometrista Eunápio Souza, profissional que é técnico em óculos e lentes de contato, foi denunciado na delegacia de Ibicaraí, cidade do sul da Bahia, após realizar atendimentos oftalmológicos sem ser médico. Conforme as denúncias, os atendimentos ocorreram após a Secretaria de Saúde de Ibicaraí fazer uma parceria com uma ótica de Vitória da Conquista para realizar exames de vista.
Porém, depois que dezenas de pacientes foram atendidos, a pasta descobriu que a pessoa que realizava os exames não era oftalmologista, mas sim optometrista.
A Secretaria de Saúde denunciou o caso.
Mais de 100 pessoas foram atendidas pelo técnico em optometria, acreditando que ele era médico oftalmologista. Entre um dos antebdimentos, o profisisonal chegou a receitar óculos com diferença de 1,5 graus. As pessoas começaram a desconfiar porque ele não carimbava a receita médica.
De acordo com a Secretaria de Saúde, no contrato com a ótica, foi exigido que os exames fossem feitos por um oftalmologista, no entanto, houve demora para o envio da documentação do médico. Quabdo receberam a documentação, descobriram o responsável pelos exames não era oftalmologista.
O técnico de oftalmologia foi identificado como Eunápio Souza e mora em Vitória da Conquista. Ele afirmou que o que foi feito em Ibicaraí foi um atendimento de cuidado primário da visão, o qual está apto a fazer. *Com informações do G1/Bahia
MATÉRIA RELACIONADA