FRAUDE – Técnico atende como oftalmologista e receita lente com grau 1,5 maior na Bahia; Eunápio Souza alega mal entendido

Delegacia de Ibicaraí, onde o caso foi registrado (Foto: TV Santa Cruz )

O optometrista Eunápio Souza, profissional que é técnico em óculos e lentes de contato, foi denunciado na delegacia de Ibicaraí, cidade do sul da Bahia, após realizar atendimentos oftalmológicos sem ser médico. Conforme as denúncias, os  atendimentos ocorreram após a Secretaria de Saúde de Ibicaraí fazer uma parceria com uma ótica de Vitória da Conquista para realizar exames de vista.

Porém, depois que dezenas de pacientes foram atendidos, a pasta descobriu que a pessoa que realizava os exames não era oftalmologista, mas sim optometrista.
A Secretaria de Saúde denunciou o caso.

Mais de 100 pessoas foram atendidas pelo técnico em optometria, acreditando que ele era médico oftalmologista. Entre um dos antebdimentos, o profisisonal chegou a receitar óculos com diferença de 1,5 graus. As pessoas começaram a desconfiar porque ele não carimbava a receita médica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no contrato com a ótica, foi exigido que os exames fossem feitos por um oftalmologista, no entanto, houve demora para o envio da documentação do médico. Quabdo receberam a documentação, descobriram o responsável pelos exames não era oftalmologista.

O técnico de oftalmologia foi identificado como Eunápio Souza e mora em Vitória da Conquista. Ele afirmou que o que foi feito em Ibicaraí foi um atendimento de cuidado primário da visão, o qual está apto a fazer.  *Com informações do G1/Bahia

MATÉRIA RELACIONADA

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí denunciou um optometrista após descobrir que ele realizava atendimentos oftalmológicos em um projeto da gestão municipal. O profissional, que é técnico em óculos e lentes de contato, não tem autorização para fazer exames, mas, em dois dias de consultas no Hospital Municipal Arlete Maron, chegou a atender mais de 100 pessoas e receitou uma lente com grau 1,5 maior para um jovem.
Segundo informações do G1 BA, a descoberta foi feita pela pasta depois que eles firmaram um acordo com uma ótica de Vitória da Conquista para a realização de exames de vista gratuitos. Assim, depois que dezenas de pacientes já haviam sido atendidos, a secretaria descobriu que o responsável por fazer os exames era um optometrista e não um médico oftalmologista, como adequado.
Identificado como Eunápio Souza, o optometrista vive em Vitória da Conquista. Em contato com a TV Santa Cruz, ele justificou que houve uma confusão. “Eu não sou médico. O que foi feito lá foi um atendimento de cuidado primário da visão, o qual eu sou apto a fazer. Houve esse mal entendido e nós já estivemos na delegacia para esclarecer. Estamos à disposição de qualquer órgão ou pessoa para esclarecer isso”, afirmou.
Já a secretária de Saúde de Ibacaraí, Domilene Borges, relatou ao portal que eles exigiram que os pacientes fossem atendidos por um médico da área. “Solicitamos do pessoal responsável pelo projeto a documentação do médico que faria o atendimento e ficamos no aguardo, cobrando sempre, e eles demoraram para encaminhar. Quando a gente recebeu a documentação, descobrimos que ele não era oftalmologista”, explicou a secretária. Diante da situação, a prefeitura adiantou que vai firmar um pacote de atendimento com oftalmologistas para garantir a realização das consultas, o que inclui as pessoas já atendidas pelo optometrista nesse projeto.

COMPARTILHAR