Ford Ranger 2018: motor, preço, detalhes, equipamentos, fotos

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A Ford Ranger 2018 está disponível no mercado brasileiro com preços entre R$ 106.990 e R$ 190.190. A picape média da marca americana é feita na Argentina, tendo três opções de motores, sendo dois diesel e um flex, além de três câmbios: manual de cinco ou seis marchas, além de automático de seis marchas. 
Junto com a Chevrolet S10 2018, ela é uma das duas picapes mais potentes de seu segmento, embora ambas devam perder o posto para a Volkswagen Amarok V6 2018 com seus 225 cv.
A Ford Ranger surgiu como sucessora da antiga picape nipo-americana Ford Courier, que surgiu em 1972 como uma variante da Mazda B1800. No entanto, como era importada, ela pagava 4% de imposto de importação por conta de ser trazida apenas com cabine e chassi, já que a caçamba era adicionada nos EUA. Sem isso, o imposto subia para 25%. 
Nessa época, a resposta da Ford não era à crise petrolífera, que havia ficado nos anos 70, mas ao novo modelo da General Motors, a Chevrolet S10. Apesar de ter chegado um ano depois, a Ranger não demorou a cair no gosto do consumidor americano e passou a rival em 1987, continuando assim sua liderança até 2004. Na primeira geração, parecia uma mini Série F, bem quadradona.
Em 1993, surge a terceira geração da Ford Ranger, que chegou a ser importada ao Brasil. Com a caçamba estreita e para-lamas traseiros abaulados na versão Splash, conquistou muita gente. Mas, em 1997, surgiria a terceira geração. Assim como a segunda, esta também foi feita em General Pacheco, Argentina, além de duas fábricas nos EUA. Teve motores de 2.3 a V6 4.0. Também ganhou opção diesel 3.0.
Por fim, a produção cessou tanto nos EUA quanto na Argentina, mas no país vizinho, ela continuou com a quarta geração, agora global e chamada T6. Produzida também na Tailândia e África do Sul, trouxe um estilo mais sofisticado e nível de segurança exemplar, sendo a primeira picape a ganhar cinco estrelas no Euro NCAP. Em 2019, surge a quinta geração, que fará o retorno do modelo ao mercado americano.
Mas, em 1976, a Ford começou a desenvolver sua própria picape média, que ficaria abaixo da Série F. Por conta da Crise do Petróleo, o novo produto deveria ser menor, mais leve e econômica que as tradicionais vendidas pela Ford. No entanto, a Courier cumpria bem a sua missão e por isso só em 1983 é que iniciou-se de fato a produção da Ranger.
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Ford Ranger 2018 – detalhes

Visualmente, a Ford Ranger 2018 ganhou uma importante mudança de estilo na linha 2017, destacando-se os novos faróis com projetores tipo canhão, além de grade cromada (XLT e Limited) mais parruda. O para-choque também ficou mais moderno e recebe dois faróis de neblina. Novas rodas, incluindo aro 18 polegadas, também foram adicionadas.
No interior, o novo painel da linha 2017 ficou mais moderno e funcional, recebendo melhor acabamento e dois tons de cinza, bem como um cluster análogo-digital com displays configuráveis para funções do veículo e do SYNC, devidamente ajustáveis através do novo volante multifuncional, revestido em couro nas versões mais caras.
A multimídia SYNC com tela de 8 polegadas se destaca no conjunto, que ainda conta com ar condicionado dual zone e túnel central com alavanca de câmbio, modos de tração (caso das versões diesel) e seleção de sistemas de condução e segurança. As maçanetas das portas possuem aspecto semelhante ao de alumínio, dando um ar mais sofisticado ao modelo.
O interior continua com bom espaço para as pernas de quem vai atrás, além de confortáveis bancos revestidos em couro (versão Limited) com ajuste elétrico para o assento do condutor. Não houve mudanças na traseira e nem na caçamba de carga, cujo santantônio estilizado e a capota marítima reforçam o compromisso da versão Limited, diferentemente de algumas opções “top” da concorrência, que excluem estes e outros itens.

Ford Ranger 2018 – novidades

Além da série especial Sportrac, a Ford Ranger 2018 estreia no mercado brasileiro com outras novidades. A nova gama da picape média conta ainda com uma nova versão de entrada com motorização turbodiesel e também novos equipamentos de série para todas as variantes da gama.
Esta nova versão é a XLS, com motor 2.2 turbodiesel de 160 cavalos de potência e 39,3 kgfm de torque, com transmissão manual de seis velocidades e tração 4×2. Este modelo está disponível nas concessionárias por R$ 136.850. O modelo XLS tem ainda uma configuração com câmbio manual e tração 4×4, por R$ 148.850, e o XLS 2.2 4×4 automático, tabelado a R$ 156.700.
A nova Ford Ranger Sportrac, por sua vez, usa como base a variante XLS 2.2 com câmbio automático e tração 4×4. O modelo se diferencia pelas rodas de liga-leve de 16 polegadas e capa dos retrovisores com pintura na cor cinza, adesivo lateral na caçamba e nas portas, santantônio, estribos laterais e aplique no para-choque dianteiro. Esta variante custa R$ 162.990 e está disponível nas cores Branco Ártico, Preto Gales, Prata Geada e Vermelho Toscana.
Já a respeito das demais versões, agora a lista de equipamentos de série inclui câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. A lista contempla ainda sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, controle anticapotamento, controle adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis de neblina, computador de bordo e piloto automático.
Lá fora, a nova Ford Ranger Raptor seguirá a irmã maior F-150 Raptor. A picape média vai se posicionar como a opção mais esportiva e “agressiva” da linha, recebendo alguns ajustes para oferecer uma tocada diferenciada. Para tal, o modelo contará com um conjunto mecânico mais potente e moderno.
De acordo com rumores, a Ford Ranger Raptor contará com um inédito 2.0 litros biturbo a diesel ao invés do atual 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros, que rende 200 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque, usado nas versões convencionais da Ranger. Este propulsor deverá ser mais potente e forte que a unidade atual – os números ainda não foram divulgados. No entanto, a ideia de um 2.0 Biturbo diesel pode servir como uma resposta da Ford à Volkswagen Amarok V6, que chega ao mercado com 225 cv.
A Ford Ranger Raptor 2019 deverá aliar o alto desempenho com a eficiência, entregando baixo consumo de combustível e menores emissões de poluentes, incluindo um câmbio automático de 10 velocidades, desenvolvido pela Ford em parceria com a General Motors e que inclusive já é utilizado na F-150, além de sistema de tração nas quatro rodas.
Mudanças no conjunto de suspensão, com altura elevada e acerto mais firme deverão ser introduzidos na Ford Ranger Raptor, além de freio a disco nas quatro rodas, direção mais direta e modos de condução para se adaptar aos mais diferentes tipos de terrenos.

Ford Ranger 2018 – versões

Ranger XLS 2.5 Flex MT
Ranger XLT 2.5 Flex MT
Ranger Limited 2.5 Flex MT
Ranger XLS 2.2 Diesel 4×4 MT
Ranger XLS 2.2 Diesel 4×4 AT
Ranger Sportrac 2.2 Diesel 4×4 AT
Ranger XLT 3.2 Diesel 4×4 AT
Ranger Limited 3.2 Diesel 4×4 AT

Ford Ranger 2018 – equipamentos

Ford Ranger XLS – De série frenagem de emergência, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, diferencial traseiro blocante, ar-condicionado, SYNC com tela de 4,2 pol., AppLink e Assistente de Emergência, sete airbags, piloto automático, banco do motorista com ajuste de altura e lombar, retrovisores elétricos, faróis de neblina, trio elétrico, computador de bordo, controle anticapotamento e de carga, iluminação na caçamba, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 265/60 R17, assistente de partida em rampa, Isofix e faróis com acabamento escurecido.
Ford Ranger XLT – Itens acima, mais ar-condicionado automático e digital com controle individual para o motorista e passageiro, estribos laterais, monitoramento de pressão dos pneus, descansa-braço central integrado ao banco traseiro, santantônio tubular, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores com piscas e rebatimento elétrico, grade do radiador e capas dos retrovisores cromados, abertura e fechamento global das portas e vidros, cluster com duas telas de 4 polegadas configuráveis por comandos no volante, maçanetas e para-choque traseiro cromados, Android Auto e Apple CarPlay, duas entradas USB, SYNC com tela de 8 polegadas com navegador GPS, faróis com projetores, bancos e volante revestidos em couro, console central com compartimento climatizado, chave programável MyKey, faróis com ajuste de altura e comandos de voz para áudio, telefone, navegação e climatização.
Ford Ranger Limited – Itens acima, mais ar-condicionado automático e digital de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, farol alto automático, faróis com acendimento automático, faróis com projetores e acabamento cromado, sistema de permanência em faixa, controle anticapotamento, alerta de colisão e controle de cruzeiro adaptativo, sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, protetor de caçamba, capota marítima, santo antônio estilizado, banco do motorista elétrico em oito posições, bagageiro de teto e rodas de liga-leve aro 18 polegadas com pneus 265/65 R18.
A Ford Ranger 2018 pode ser encontrada nas concessionárias nas tonalidades perolizadas Cinza Moscou, Preto Gales, Azul Aurora e Vermelho Toscana, bem como nas metálicas Prata Geada e Prata Viena além da sólida Branco Ártico.

Ford Ranger 2018 – preços

Ranger XLS 2.5 Flex MT: R$ 106.990
Ranger XLT 2.5 Flex MT: R$ 118.420
Ranger Limited 2.5 Flex MT: R$ 126.490
Ranger XLS 2.2 Diesel 4×2 MT: R$ 139.270
Ranger XLS 2.2 Diesel 4×4 MT: R$ 151.470
Ranger XLS 2.2 Diesel 4×4 AT: R$ 159.460
Ranger Sportrac 2.2 Diesel 4×4 AT: R$ 165.860
Ranger XLT 3.2 Diesel 4×4 AT: R$ 178.100
Ranger Limited 3.2 Diesel 4×4 AT: R$ 190.190

Ford Ranger 2018 – motor

A Ford Ranger 2018 vem com motor CDTI 2.2 litros diesel de quatro cilindros com 160 cv e 39 kgfm entre 1.600 e 2.500 rpm. O CDTI 3.2 litros diesel de cinco cilindros entrega 200 cv e 47,9 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm. A versão 2.5 Flex tem 168 cv ou 173 cv e 24,8 ou 25,0 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. O câmbio é manual ou automático, ambos de seis marchas, com tração 4×4 e acionamento eletrônico, embora haja opção manual de cinco marchas.

Ford Ranger 2018 – desempenho

  • Ford Ranger CD 2.5 4×2 MT – 12,5 segundos e 171 km/h
  • Ford Ranger CD 2.2 4×2 MT – 15,0 segundos e 164 km/h
  • Ford Ranger CD 2.2 4×4 AT – 15,0 segundos e 164 km/h
  • Ford Ranger CD 3.2 4×4 AT – 11,6 segundos e 180 km/h
A Ford Ranger 2018 com motor diesel 3.2 CDTI apresenta um estilo atualizado que caiu bem, ganhando em robustez na parte frontal e mantendo o bom conjunto de antes, reforçado por belas rodas cromadas aro 18 polegadas. Barras no teto e soleiras também estão presentes. Com santantônio e capota marítima de série, ela lembra que picape topo de linha não pode dispensar esses e outros itens.
No interior da Ford Ranger 2018, chama atenção o melhor acabamento e o painel mais vistoso, que inclui um moderno quadro de instrumentos com displays configuráveis e ajustáveis no volante. Com navegador GPS, câmera de ré e alguns aplicativos instalados, a multimídia SYNC 3 vem Google Android Auto e Apple Car Play, dando um destaque a mais em termos de conectividade e permitindo que o condutor dirija sem ter que tirar a atenção da estrada, utilizando para isso comandos de voz.
No restante do ambiente, a Ford Ranger 2018 mantém o que é bom: espaço, conforto e praticidade, agora reforçados por um nível de segurança não visto na concorrência. O controle de cruzeiro adaptativo é ajustável no volante, assim como a função acima. Surpreende o sistema de alerta de invasão de faixa que, além de vibrar, corrige, se necessário, a direção de forma autônoma.
Na estrada, ela é bastante progressiva. Com boa posição de dirigir, a Ford Ranger 2018 surpreende logo pela leveza da direção elétrica, que permite realizar manobras sem o menor esforço. Nas retomadas, o propulsor da Ford obedece de forma eficaz, garantindo agilidade no trânsito e força extra nas ultrapassagens. O motor Duratorq 3.2 TDCi de 200 cv e 47,7 kgfm tem funcionamento bastante suave e linear, respondendo prontamente ao acelerador.
Na Ford Ranger 2018 há um modo manual e o Sport, mas não chega a ser necessário uma intervenção no trabalho da caixa automática de seis velocidades, cujas trocas são suaves e no tempo certo. A picape apresenta boa estabilidade e controle direcional na estrada, ampliando conforto e segurança. O nível de ruído interno é condizente com a proposta e os freios atuam de forma muito eficiente, dando assim maior controle ao condutor, que não é pego de surpresa.
Rodando a 110 km/h, a picape argentina marca 2.000 rpm em sexta marcha, rotação boa, apesar de ser mais alta que suas principais rivais. No off-road, a Ford Ranger 2018 mostra sua valentia com pouco esforço do motor de cinco cilindros 3.2, que garante bastante força em baixa, suficiente para sair de qualquer situação ruim. Na lama, o sistema de gestão do 4×4 reduzido atua firme na leitura de cada roda, garantindo a saída sem maiores preocupações. A picape da Ford ainda dispõe de bloqueio eletrônico do diferencial traseiro para situações mais extremas.
A suspensão tem bom ângulo de ataque e saída, assim como curso mais do que adequado para buracos, valas e outros obstáculos. Mesmo com meio metro de água, a picape mantém o ritmo sem pestanejar. Nos quilômetros de terra, lama e água, a picape mostra ser realmente de casa. Com robustez, valentia e força, a Ford Ranger 2018 com motor diesel 3.2 entregando muito conforto e prazer ao dirigir.

Ford Ranger 2018 – consumo

Cidade
  • Ford Ranger CD 2.5 4×2 MT – 4,0 km/litro no etanol e 5,2 km/litro na gasolina
  • Ford Ranger CD 2.2 4×2 MT – 8,5 km/litro no diesel
  • Ford Ranger CD 2.2 4×4 AT – 8,4 km/litro no diesel
  • Ford Ranger CD 3.2 4×4 AT – 8,5 km/litro no diesel
Estrada
  • Ford Ranger CD 2.5 4×2 MT – 5,9 km/litro no etanol e 7,6 km/litro na gasolina
  • Ford Ranger CD 2.2 4×2 MT – 10,5 km/litro no diesel
  • Ford Ranger CD 2.2 4×4 AT – 10,4 km/litro no diesel
  • Ford Ranger CD 3.2 4×4 AT – 10,1 km/litro no diesel

Ford Ranger 2018 – manutenção e revisão

A Ford Ranger 2018 tem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses. Com recomposição de preços, a picape da Ford teve uma redução de até 39% na XLS. No caso da versão Limited, que tem plano com três revisões e custo total de R$ 2.464,00 com redução de 34%. , sendo 10.000 km (R$ 648), 20.000 km (R$ 808) e 30.000 km (R$ 1.008). A cesta de peças ficou 55% mais barata.

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