FOGO CRUZADO | Deputado protocola novo pedido de CPI da Via Bahia na AL-BA

O deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) informou, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na tarde desta quarta-feira (23), que protocolou um novo requerimento com pedido de Instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Via Bahia, desta vez, com o objetivo de apurar somente os serviços prestados pela concessionária.

Na última semana, o presidente da AL-BA, deputado Adolfo Menezes (PSD), indeferiu o primeiro pedido de CPI protocolado pelo parlamentar com a justificativa de que está fora da alçada do legislativo estadual fiscalizar o contrato da empresa, que detém a concessão federal das BRs 324 e 116.

“O nosso sentimento foi de tristeza quando o requerimento da criação da CPI foi indeferido. Constava que íamos fiscalizar a concessão e o contrato, sei que nós não temos legitimidade para fiscalizar essa concessão, mas nessa tarde eu protocolei outro requerimento de CPI, desta vez, somente sobre a má prestação do serviço da Via Bahia em nosso estado”, explicou o autor da proposta.

O parlamentar adiantou que já coletou 26 assinaturas para a instalação da CPI que, segundo ele, é “suprapartidária”. Ele também salientou não ver motivo aparente para que o requerimento protocolado hoje seja, novamente, indeferido uma vez que nos estados da Paraíba, Rio de Janeiro e Paraná há encaminhamentos semelhantes.

“Terça-feira participaremos em Brasília de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Eu quero ver a cara do diretor da Via Bahia nessa audiência porque ele esteve aqui e mentiu dizendo que não haveria aumento das tarifas. Eu irei olhar na cara dele e falar todos os desmandos que estão sendo feitos”, afirmou.

Ele acrescentou que quem viaja para Vitória da Conquista se depara com uma estrada que não tem iluminação e fiscalização. “Sem contar que as margens das BRs 116 e 324 estão tomadas de lixo, ficando a cargo dos municípios fazer a manutenção, que é de responsabilidade da Via Bahia”, disse.


COMPARTILHAR