FLORA – Jaca tem propriedade antioxidante e protege o sistema imunológico

Os frutos desta espécie, enormes, podem causar estragos ao cair de maduros (Foto: Giselda Person / TG)

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) tem origem indiana. No Brasil, pode ser encontrada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A espécie tem condições específicas para o bom desenvolvimento: necessita de clima quente e ameno, além do solo profundo drenado e fértil.

A árvore que se reproduz por enxertia, estaca, broto de raízes ou por sementes, pode atingir 25 metros de altura e seus frutos de cor verde-clara e amarela e chegam a pesar mais de seis quilos, tendo entre 22 a 90 centímetros de comprimento por 13 a 50 centímetros de diâmetro.

Fruto da Jaqueira  (Foto: Foto: Giselda Person / TG)

Fruto da Jaqueira (Foto: Foto: Giselda Person / TG)

Existem duas variedades da fruta: a jaca dura, com frutos maiores, polpa firme e crocante, e a jaca mole, de tamanho menor, polpa mole e mais doce que o habitual.

Os frutos da jaqueira são alimentos básicos para as comunidades rurais e geralmente são consumidos in natura e também como doces e geleias caseiras. Servem ainda como um substituto vegetariano à carne de frango desfiada.

Até as sementes têm aplicação gastronômica: podem ser cozidas ou torradas para virar uma espécie de farinha. Os frutos novos também são consumidos como legume, conserva ou até em sopas.

A jaca possui baixo teor de gorduras, mas é um excelente contribuinte energético, muito recomendada para dietas. É rica em vitamina C e antioxidante. Age contra a ação de radicais livres e fortalece o sistema imunológico. Favorecendo a eliminação das toxinas a jaca é também apontada como aliada para a proteção contra câncer de pulmão, cólon e para combater algumas doenças degenerativas.


COMPARTILHAR