O aumento da inteligência artificial (IA) está nos levando a um mundo onde é cada vez mais difícil distinguir entre conteúdo redigido por humanos e texto escrito por modelos como o ChatGPT. Como resultado, existe o risco de que as máquinas sejam usadas para espalhar desinformação e fake news.
Professores e educadores também estão se preocupando com os potenciais impactos negativos da IA na sala de aula, já que esses recursos podem ser usados para gerar trabalho escolar plagiado ou para criar identidades falsas de estudantes. Por esse motivo, é importante ser crítico em suas leituras online e sempre verificar as fontes antes de compartilhar informações.
Além disso, existem alguns sinais e ferramentas online que ajudam a identificar texto gerado por máquina. Confira algumas sugestões a seguir.
5 sinais de que um texto foi escrito pelo ChatGPT
1. Comprimento dos parágrafos
Textos gerados por esta IA geralmente apresentam parágrafos uniformes e de comprimento similar. Ao contrário dos redatores humanos, que variam naturalmente a extensão da escrita para enfatizar diferentes pontos.
2. Frases similares
Enquanto os seres humanos tendem a construir frases variadas, com termos distintos, os textos feitos pelo ChatGPT podem revelar uma certa rigidez nesse aspecto, ou seja, a escrita é mais “robotizada”. O que pode ser um indício a ser observado.
3. Repetição de palavras-chave
Uma característica notável dos textos gerados é a repetição excessiva de palavras-chave. Isso ocorre porque as máquinas imitam padrões previamente aprendidos e os incorporam aos conteúdos que produzem.
4. Perfeição gramatical
O ChatGPT também é muito habilidoso em seguir regras gramaticais e ortográficas de forma quase perfeita. Por isso, textos gerados por ele raramente contêm erros de digitação ou gramaticais. Nesse sentido, uma gramática impecável e uma ortografia precisa, também podem sugerir que o conteúdo foi produzido por essa IA.
5. Ausência de estilo pessoal
Certamente, este é um dos sinais mais evidentes. Textos gerados por IA frequentemente carecem do estilo pessoal e da “essência humana” presentes naqueles que são escritos por nós.
Máquinas não têm experiências ou emoções para refletir em seus conteúdos, resultando em uma falta de expressividade e singularidade. Portanto, se um texto parecer genérico e desprovido de um toque pessoal, é possível que ele tenha sido gerado pelo ChatGPT.
Ferramentas que ajudam a identificar textos escritos por IA
Algumas ferramentas online que também podem ser úteis nesta tarefa investigativa, incluem:
Por fim, vale lembrar que, embora a análise de linguagem, visual e comportamento possa sugerir fontes “suspeitas”, confirmar com total certeza se um texto é proveniente de IA é complexo. Assim, especialistas advertem que as ferramentas que prometem revelar conteúdo artificial carecem de confiabilidade. Do mesmo modo, o ChatGPT não pode ser confiável para identificar plágio.