FIB 23 | Marisa Monte se apresenta pela 1ª vez no Festival de Inverno Bahia e fala sobre relação dos fãs com suas músicas: ‘Um luxo existencial’

Depois de passar pelas principais cidades brasileiras e alguns países, a turnê “Portas”, da cantora Marisa Monte, vai passar por Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, durante o Festival de Inverno Bahia (FIB) 2023. Ícone da MPB, a cantora abre a festa no Parque de Exposições Teopompo Almeida, na sexta-feira (25).

“Portas” é o primeiro álbum solo da cantora em 10 anos, que seria lançado originalmente em 2020, quando o mundo se fechou por causa da pandemia da Covid-19.

O álbum é resultado de um projeto audiovisual intenso, com uma estética majestosa, que pode ser percebida em todos as partes que o compõe, seja nas letras das músicas inéditas, nos clipes ou no show ao vivo.

Na Bahia, a turnê já foi apresentada nas cidades de Salvador e Feira de Santana.
“Estou muito feliz de poder cantar pela primeira vez em Vitória da Conquista. É o mesmo show que eu tenho apresentado pelo Brasil e pelo mundo”, disse a cantora.
Marisa contou ainda que já passou pela Europa, América Latina, Canadá e Estados Unidos com uma banda formada por Dadi (baixo, teclado e guitarra), Davi Moraes (guitarras), Pupillo (bateria), Pretinho da Serrinha (percussão, cavaquinho e voz), Chico Brown (teclado, guitarra, baixo e voz), Antonio Neves (trombone, adaptações e arranjos de metais), Eduardo Santanna (trompete e flugelhorn) e Lessa (flauta e sax).

A cantora também reforçou que a direção de arte e iluminação amplificaram os sentidos e a comunicação com o público através das canções.

No repertório estão as músicas do novo projeto, como “Portas” e “Feliz, Alegre e Forte”, e os clássicos que embalam momentos importantes na vida dos fãs, como “Bem que se quis”, “Beija eu”, “Ainda lembro”, “Velha infância” e “Já sei namorar”.

“Estar ligada à vida das pessoas através da arte, música e poesia me honra e me conecta através de memórias pessoais e coletivas. Um luxo existencial”, disse.

Do novo projeto, se destacam também as músicas “Pra Melhorar”, com Seu Jorge e Flor, filha do cantor, e “Vento Sardo”, com o músico uruguaio Jorge Drexler.

Com diversas parcerias no currículo, a exemplo do sucesso do grupo Tribalistas, formado com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, Marisa Monte contou ao g1 que segue atenta à nova geração. Ela contou que possui “uma produção intensa e permanente”, com talentos individuais e coletivos. Entre os exemplos está Chico Brown, com quem Marisa compôs cinco das 16 canções do novo projeto.

Questionada se existe uma música que marque de forma especial uma parte de sua vida, Marisa Monte contou que a arte exerce uma função central e são inúmeras as canções e artistas importantes nessa trajetória.
“Difícil escolher apenas um. Fico com a soma de todos”, detalhou.

FIB
Essa é a 17ª edição do FIB, em Vitória da Conquista, evento que já entrou no calendário dos principais festivais de música do interior do Brasil.

Com a promessa de muitas horas de música, a estrutura do evento conta com palco principal, palco alternativo e camarote VIP, que terá DJ, shows exclusivos e um after.

No palco principal, dia 25, além de Marisa Monte, se apresentam a banda Jota Quest e a diva do piseiro, Mari Fernades.

As apresentações continuam no sábado, 26, com Djavan, Léo Santana, Glória Groove e Lincoln, e no domingo com Matheus e Kauan, Thiaguinho, Nattan e Pedro Sampaio.

Confira atrações do palco principal
Sexta-feira (26): Marisa Monte, Jota Quest e Mari Fernandes
Sábado (27): Djavan, Leo Santana, Glória Groove e Lincoln Sena
Domingo (28): Matheus e Kauan, DJ Pedro Sampaio, Thiaguinho e Nattan
Atrações da Arena da Música
Sexta-feira (26): Top Love, Robertinha, Banda Snowfish – Coldplay Cover e a Banda Fire X
Sábado (27): Peu do Acordeon,Danniel Vieira, Mulher no Samba, Betão e DJ Naylson
Domingo (28): Banda SoundTrack, Filhos de Jorge, Forró do Tico e Xâmego Proibido.

Serviço

Festival de Inverno Bahia 2023
Quando: 25 a 27/08/2023, com abertura dos portões às 19h na sexta e sábado, e 18h no domingo
Onde: Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia
Classificação: 16 anos
Ingressos: Sympla | Vitória da Conquista – Boulevard Shopping (Loja Raphaella Booz), Central de Ingressos(Shopping Conquista Sul e Galeria Panvicon), Banca Central (Praça Barão do Rio Branco), Loja Taco (Av. Olívia Flores, 686) | Salvador – shoppings Center Lapa, Salvador, Paralela e da Bahia.


COMPARTILHAR