Nossa equipe andou na Toro 2.4 Tigershark Multiair Flex 16V, que rende 186 cv e 24,9 kgfm de torque (com etanol), num teste que passou por trechos urbanos e rodoviários, na região de Vitória da Conquista.
O veículo testado, à disposição na Cambuí Veículos, concessionária Fiat para Vitória da Conquista e região, oferece a opção bicombustível com câmbio automático de nove marchas. A montadora informa que a arrancada de zero a 100 km/h é cumprida em 9,9 segundos e velocidade máxima chega a 200 km/h.
A nossa Tigershark tem um motor intermediário de pegada mais forte, estimulado pelo câmbio automático de nove velocidades, vindo dos Estados Unidos. Tem ainda o sistema Start/Stop para tentar aliviar o consumo.
A Toro é a melhor escolha em seu nicho e segue a mesma proposta de outros produtos da Fiat
O próprio motor de alumínio, que segundo a Fiat utiliza um controle eletro-hidráulico de abertura das válvulas de admissão, comandado pelo gerenciamento eletrônico do motor, melhora a eficiência da queima do combustível e reduz as emissões de escape. Os quatro pistões têm ainda altura reduzida e pinos flutuantes, além de um revestimento especial para reduzir o atrito interno.
Pelos dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o 2.4 roda 5,9 km/l com etanol e 8,6 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, as margens sobem para 7,4 km/l com o combustível de origem vegetal e 10,8 km/l com o derivado do petróleo. A nota de eficiência energética é “A” no seu segmento e apenas “C” no ranking geral.
Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, comando simples, flex
2.360 cm³
186/174 cv a 6.250 rpm
24,9/23,5 kgfm a 4.000 rpm
Automático, 9 marchas, tração dianteira
Elétrica
Independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
215/65 R16
Compr.: 4,91 metros
Largura: 1,84 m
Altura: 1,74 m
Entre-eixos: 2,99 m
60 litros
650 kg de carga e 820 litros de volume
1.704 kg