FATOS & FOTOS | Diário de viagem: relatos do conquistense Georgy Públio após viagem de 2 anos numa bicicleta com a inseparável cachorrinha “Paçoca”

Deixar tudo e viajar o mundo pode ser um sonho que passa pela cabeça de muitas pessoas. Mas realmente encarar esse desafio, é para poucos. Mas o graduado em Administração pela PUC-MG, Georgy Públio, de 25 anos, viveu essa aventura durante dois anos. E de um jeito ainda mais surpreendente: de bicicleta.

A viagem deveria consumir 20 mil quilômetros e durar um ano e meio, mas imprevistos ao longo do percurso encurtaram a rota. Um naufrágio foi apenas um dos contratempos enfrentados pelo aventureiro conquistense.

“Comecei a viagem dia 1º de junho com destino a Ushuaia, Patagônia Argentina. Saindo da Bahia cruzei para MG e fiz o caminho velho da Estrada Real de Diamantina a Paraty. Após chegar no litoral fui beirando o atlântico até chegar em Florianópolis”, relata.

A aventura foi, inclusive, motivo de reportagem numa emissora de TV da Rússia:

O restante do roteiro, com imagens e paisagens de tirar o fôlego, também é detalhado por ele. Confira abaixo:

Meu nome é Georgy e eu viajei 2 anos de bicicleta com a cachorrinha Paçoca pela América Latina.

Saímos de Vitória da Conquista-BA no dia 01/06/2021 e, a partir daí, cruzamos 7 estados brasileiros que são: BA, MG, RJ, SP, PR, SC e RS.

Passamos por diversos pontos turísticos e históricos como: Estrada Real, desde Diamantina-MG até Rio de Janeiro-RJ, conhecemos todo o litoral desde RJ até SC, a Serra Catarinense desde Florianópolis-SC até Itapiranga-SC e cruzamos para o próximo país, Argentina.

Na Argentina pedalamos por 13 estados que eles chamam de províncias. Desde Puerto Iguazu até Buenos Aires, de Buenos Aires a Mendonça e de Mendonça a Ushuaia.

Conhecemos boa parte da Cordilheira dos Andes, o Glaciar Perito Moreno, Cerro Fitz Roy e assim chegamos no famoso Fim do Mundo, Ushuaia.

Em Ushuaia passamos todo o inverno, trabalhando com turismo e com veleiros que iam a Antártida. Logo embarcamos em um que nos levou para o Cabo de Hornos e pela costa do Chile até Concepción.

Naufrágio

Essa embarcação de tripulação russa estava fazendo uma volta ao mundo num trimaran inflável a fim de impor recordes mundiais, porém ao cruzar o Oceano Pacífico sofreu um naufrágio.

Fomos resgatados a 800 milhas da Ilha de Páscoa por um navio de carga com tripulação Ucraniana, o que gerou repercussões muito fortes ao redor do mundo inteiro, tendo em vista a situação de guerra entre os dois países.

Ao desembarcar de volta ao Chile, comprei uma mochila de viagem, algumas coisas perdidas no naufrágio que faziam falta para a viagem e segui o caminho sentido a minha terra, Brasil.

Dias e dias pegando carona com carros e caminhões cheguei a cidade de São Paulo, onde consegui uma bicicleta para voltar a viajar pedalando e foi o que fiz.

De São Paulo a Vitória da Conquista são apenas 2.000km que levei 1 mês para cruzar pedalando. Passei pelo litoral de Bertioga-SP até Porto Seguro-BA e subi a Serra do Marçal para Chegar na minha cidade, Vitória da Conquista.

A viagem levou exatamente 1 ano, 11 meses e 15 dias. Totalizou mais de 12.000km pedalados, mais de 2.000km milhas navegadas e mais de 5.000km percorridos de carona.

GALERIA DE IMAGENS:

 


COMPARTILHAR