FATOS E FOTOS | Sheila entrega última obra antes das eleições; Mirante do Cristo é mais um espaço de lazer para Conquista

Do alto da Serra do Periperi, entre um providencial arco-íris e o pôr-do-sol, em meio à garoa típica do período junino conquistense e tendo ao fundo a paisagem urbana da cidade, o Governo Municipal entregou oficialmente, nessa sexta-feira (5), a obra de revitalização da área ao redor do Cristo.

“Gratidão a toda a equipe que trabalhou o tempo inteiro”, disse a prefeita Sheila Lemos, ao final da cerimônia de entrega do novo mirante. “Aos pés do maior Cristo crucificado do mundo, essa belíssima obra de arte do artista Mário Cravo, peço a Deus que uma chuva de bênçãos caia sobre a nossa amada cidade”.

Viabilizada por um convênio com o Governo Federal, que possibilitou um investimento de mais de R$ 3,3 milhões, a Prefeitura elaborou um projeto que requalificou toda a área ao redor do monumento, construindo dois mirantes – um metálico e outro de madeira.

Com a requalificação, a área em torno da estátua do Cristo crucificado, que possui 17 metros de altura, ganhou paisagismo, nova iluminação em LED, piso drenante para evitar acúmulo de água, calçadas acessíveis e sarjetas ao longo da rua de acesso ao Cristo, além de intervenções na rua do Cruzeiro. Os materiais utilizados na obra não afetam a permeabilidade pluvial, nem geram impactos na preservação do meio ambiente.

Com a conclusão dessa primeira etapa, a Prefeitura se prepara, agora, para, oportunamente, acrescentar ao cenário um futuro espaço para a realização de eventos. “Vamos fazer um palco para que as pessoas consigam dar diversas destinações para este espaço maravilhoso. Mas, a partir de hoje, a área do Cristo está totalmente entregue à população, com deck, paisagismo e espaço de contemplação do pôr-do-sol”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.

“Espero que seja mais um equipamento que vai dar muito mais conforto e muito mais opções de lazer para Vitória da Conquista”, complementou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), pasta que coordenou a obra, executada por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc).

“Ficou beleza”

“Estou muito feliz por estar aqui hoje, na entrega deste mirante”, exultou o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira, que participou da solenidade ao lado dos vereadores Luís Carlos Dudé, Adinilson Pereira, Nelson de Vivi, Nildo Freitas, Subtenente Muniz e Chico Estrela.

Além das autoridades municipais, a cerimônia teve a presença de pessoas que estavam lá simplesmente para visitar o monumento, como a trabalhadora doméstica Ivonilde Santos, 63 anos, moradora do bairro Cruzeiro. Ela esteve por lá ao lado de Ronilson Silva, Alice Barbosa e Daiane Barbosa.

“A gente sempre vem para visitar”, contou Ivonilde. “Estava muito jogado, isolado, sem ninguém fazer nada, né? Agora, alguém resolveu fazer alguma coisa”, comentou. “Ficou muito bom, graças a Deus. É uma área de lazer para os domingos, feriados, e sempre tem movimento. Ficou beleza”.

Ivonilde Santos (à esq.), com Alice, Ronilson e Daiane

“Coisa linda demais”

A costureira Dolores Silva, 63 anos, também pensa assim. Moradora do bairro Petrópolis, ela também estava em visita ao Cristo, acompanhada pelo sobrinho, Romário, pela cunhada, Ana Lúcia, e pela irmã, Luciene. “Ultimamente é que a gente vem, depois que iniciaram as obras aqui. Porque, antes, ninguém gostava de vir aqui, porque tinha medo”, relatou Dolores, que disse ter percebido uma mudança nesse cenário após a obra de revitalização. “Você vê muita gente subindo, perguntando se tem proteção, se pode vir aqui. Como eu estou vendo, eu sempre falo que tem segurança e que pode ir”.

Ela se disse agradavelmente surpresa com o resultado do trabalho. “Poxa, é uma coisa linda demais. Botou pocando, viu? Desculpa a expressão, mas realmente é essa”, divertiu-se a costureira.

Dolores Silva (à esq.), ao lado da irmã, Luciene, e da cunhada, Ana Lúcia

“Obra à altura de Vitória da Conquista”

O ponto de vista destacado por Dolores, sobre a questão da segurança na área ao redor do Cristo, também foi mencionado pela prefeita Sheila Lemos. “A população tinha medo de vir, pois tinha medo da violência. E nós conseguimos revitalizar”, afirmou a gestora, citando, por exemplo, a presença permanente de agentes do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Guarda Municipal, e as rondas feitas pela Polícia Militar.

“Esta é uma obra magnífica, à altura de Vitória da Conquista. Para católicos, evangélicos, para as religiões do axé e para quem não acredita”, disse ainda a prefeita. “Nós revitalizamos este local pensando nas famílias conquistenses e em quem visita a nossa terra. E vamos fazer eventos culturais e religiosos, para que haja vida neste espaço”, concluiu.


COMPARTILHAR