ESTELIONATO | Jair Lagoa diz que possui bons antecedentes, trabalho lícito e residência fixa

Resultado de imagem para JAIR DE JESUS SILVA

SUDOESTE DIGITAL (Conteúdo) – Para convencer o juiz a conceder sua liberdade, o estelionatário Jair de Jesus Silva, 45 anos (imagem acima), que se tornou conhecido como Jair Lagoa, disse que possui bons antecedentes, trabalho lícito e residência fixa.
Resultado de imagem para JAIR DE JESUS SILVA

Mesmo contrariando todas as investigações policiais e evidências de crime contra o consumidor, além de fugir do domicílio da culpa, Jair Lagoa conseguiu se livrar das grades e deve responder aos inúmeros processos em liberdade a partir desta quinta-feira, 23.

Somente numa consulta de processos do 1º Grau, no Tribunal de Justiça da Bahia, a reportagem encontrou 46 anotações envolvendo o nome de Jair Lagoa. São quatro em Salvador, um em Jequié e o restante em Vitória da Conquista, onde Jair Lagoa fez fortuna com a venda ilegal de consórcio de motos, denominado “Morte Súbita”.

Nos documentos da Justiça revogando a prisão, aos quais o Sudoeste Digital teve acesso, existem contradições que podem derrubar a decisão. Uma delas é a de que, para justificar a prisão preventiva de Jair Lagoa, expedida em 2015 e cumprida em 18 de novembro de 2019, houve citação do acusado por edital.

Resultado de imagem para JAIR DE JESUS SILVA

Mais à frente, a autoridade policial relata que, ao contrário disso, o réu teria sido citado pessoalmente. As redes sociais entraram em polvorosa com a notícia da revogação da
prisão de Jair Lagoa, com postagens repudiando a decisão judicial. A maioria das pessoas se dizem lesadas pelo réu e temem que, com a revogação da prisão, possam não recuperar os investimentos no “Morte Súbita”.

O juiz entendeu que Jair Lagoa, somente após preso – durante meses de fuga, informara seu novo endereço. Para que a liberdade provisória seja mantida, o magistrado exige que Jair Lagoa permaneça no Distrito Federal e, caso manifeste interesse em se mudar, informe à Justiça com cinco dias de antecedência. Ele também deve comparecer a todos os atos processuais.

ENTENDA COMO OCORREU A PRISÃO

Responsável por um sistema de vendas de motocicletas que desenvolveu paralelamente às atividades de sua empresa de revenda de motocicletas e prestação de serviços, que era conhecida como “Morte Súbita”, uma vez que o consorciado, ao ser sorteado, não apenas era contemplado como tinha suas prestações a vencer canceladas.

O sistema quebrou, causando prejuízos a diversas pessoas de Vitória da Conquista e da região Sudoeste. A empresa de Jair Lagoa foi condenada pela Justiça Federal a cessar a formação de grupos de promoção de consórcios e realização de publicidade, Jair (Jair Lagoa) de Jesus Silva, estava foragido desde 2015.

Indiciado em cinco inquéritos policiais instaurados pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos da 10ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior pela prática de diversos crimes de estelionato, Jair (Jair Lagoa) de Jesus Silva teve a prisão preventiva decretada em 2015 e, desde então, estava foragido.

No final do ano passado ele foi abordado em uma fiscalização de rotina por agentes da Polícia Rodoviária Federal que constataram haver contra ele um mandado de prisão em aberto.

Detido, o comerciante foi encaminhado para a 35ª Delegacia de Polícia de Sobradinho (DF), onde estava custodiado e aguardando transferência para uma Unidade Prisional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia. | Sudoeste Digital


COMPARTILHAR