ESPORTES | Ymborés Rugby se prepara para ser o primeiro clube baiano a participar de torneios nacionais

O Ymborés Rugby Club, de Vitória da Conquista, é o único clube baiano a se prepara para competir torneios de torneios nacionais. O Ymborés Rugby Club é filiado à Federação de Rugby da Bahia. Atualmente, o clube possui as categorias masculina e feminina.

A direção do clube tem presidente, vice, secretária, tesoureiro, diretor de esporte e diretor de marketing. Na parte esportiva, 6 técnicos que estão se especializando em suas áreas para em 2022 trabalharem com faixas etárias e níveis de experiência diferentes. O Ymborés também tem 1 árbitro nível 2. Por meio de um curso de arbitragem, o clube ainda vai formar 5 árbitros para suprir a demanda de torneios internos no próximo ano.

Em setembro, após longa parada devido ao auge da pandemia, o time do Ymborés retomou os treinos gradualmente. Já são 22 adultos (12 homens e 10 mulheres) treinando no Estádio Edvaldo Flores (Vitória da Conquista) e 27 meninas do Projeto Nina que retornaram às atividades na cidade de Planalto.

Foco de 2021 é treino, amistoso, disputar no fim do ano as competições Morro Beach Rugby, Copa 24h e Liga Sudoeste de Rugby, além de promover um torneio interno de 7s. Os treinos são separados por 3 níveis de conhecimento do rugby, que vai desde o básico, para quem vai pela primeira vez, até o nível avançado, para quem treina com o time principal. 

Retrospecto

O Ymborés foi vice no Campeonato Baiano Masculino de XV em 2016. Foi vice da Taça do Descobrimento de Rugby Sevens Feminino em 2017. Campeão da Taça Suíça Baiana de Rugby Sevens Masculino em 2017 e 2018. E vice da Taça Suíça Baiana de Rugby Sevens Feminino em 2018. 

História

O Ymborés foi fundado em 2012 na cidade baiana de Vitória da Conquista, sudoeste do estado, pelo jovem Jônatas Verde, estudante de teologia que teve contato com o rugby na capital paulista. Os primeiros passes e movimentos foram na garagem da Igreja Centenário, que se virou território sagrado para um “baba de rugby”.

Jônata contou com a ajuda dos amigos André Filipe e Gabriel Couto para contagiar mais jovens com a paixão pelo rugby. O nome faz jus à tradição artística de Vitória da Conquista, terra de Gilberto Gil, Glauber Rocha e outros tantos expoentes da música, artes plásticas, literatura. Os jovens decidiram homenagear o espírito guerreiros das tribos indígenas locais e o escolhido foram os Ymborés. 

Os treinos logo passaram a um campo alugado, no bairro Santa Marta, e em 2017 foi realizado no Country Club Primavera o primeiro torneio local, a Taça Suíça Baiana de Rugby. Também incentivaram a modalidade parceiros como o professor da UFBA Daniel Tápia, chileno.


COMPARTILHAR