ESPORTE | Judô celebra a amizade em seu Dia Mundial

Os praticantes do esporte celebraram nesse domingo, 28, o Dia Mundial do Judô. A data é em referência ao dia do nascimento do professor Jigoro Kano, o criador da modalidade. Neste ano, o tema destacado foi amizade.
” O judô pode ser considerado como uma arte, ou uma filosofia do equilíbrio, bem como um meio para cultivar o sentido e o estado de equilíbrio.”

CLIQUE NA IMAGEM PARA SEGUIR JUDODOKYOU NO INSTAGRAM  
Em Vitória da Conquista, um dos judocas mais atuantes na promoção desse esporte é Agnaldo Teles (em destaque na imagem) 3° Dan. Praticante do judô há 24 anos, Agnaldo é faixa preta há 10 anos, sendo aluno do mestre Acácio Guimarães – Kodansha (6° Dan faixa Coral).
Atualmente ele ministra aula nos projetos sociais Ceder para Vencer, no Estádio Edvaldo Flores e Luta Cidadã, na academia Esparta.
Atividades do Dia Mundial do Judô são incentivadas em todo o mundo pela Federação Internacional de Judô. Uma das sugestões da FIJ é assistir ao filme “Mrs. – Judo Be Strong, Be Gentle, Be Beautiful”. O documentário é sobre a jornada de Keiko Fukuda, 10º dan.
VEJA O TRAILLER  

SAIBA MAIS SOBRE O JUDÔ
Código Moral
Visando fortalecer o caráter filosófico da prática do judô e fazer com que os praticantes do judô crescessem como pessoas, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
– Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
– Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
– Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
– Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
– Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
– Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
– Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
– Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.
Esporte olímpico
Prosseguindo com a organização da Kodokan e buscando aprovar os regulamentos do Judô, Mestre Kano tornou-se o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional em 1909 e trabalhou para a propagação do esporte no mundo todo. O Judô passou a fazer parte do programa olímpico oficialmente nos Jogos de Tóquio em 1964.
Jigoro Kano
Ao longo de sua vida, Jigoro Kano alcançou o doutorado em Judô, uma graduação equivalente ao 12º Dan, honraria concedida apenas ao criador do esporte. Ele trabalhou constantemente para garantir o desenvolvimento do atletismo e do esporte japonês de uma maneira em geral e, como resultado de seus esforços, muitas vezes é chamado de “Pai dos Esportes Japoneses”. Em 1935, ele foi premiado com o prêmio Asahi por sua excepcional contribuição para a organização do esporte no Japão durante sua vida.



COMPARTILHAR