ESPAÇO DO LEITOR | Moradores na bronca com a Prefeitura de Caraíbas

Este foi um serviço realizado junto a parede de contenção de um dos Riachos do Sistema da Barragem da Comunidade SANTA MARIA, Zona Rural do Município de Caraíbas – Bahia. Graças ao esforço dos associados que ajudaram alguns com sacos de cimento, outros com mão-de-obra, um serviço inteligente que impediu assoreamento da Barragem.

Por ser uma Barragem que atende 40 famílias aproximadamente da Comunidade Santa Maria além de outras tantas do Entorno de Vila Mariana, via caminhões do poder público, requeremos a Secretaria Municipal de Transportes, a limpeza do referido sistema que evita assoreamento com Pá Mecânica (Popular Enchedeira) ou com Retroescavadeira, pois o sistema estava entupido de terra e areia, ou seja, Barragem Pública tem que estar nos Planos de Manutenção de Barragens e Aguadas da Prefeitura!

No entanto, aconteceu que, por motivos inexplicáveis, não quiseram realizar a limpeza. Alegaram ser muitas horas de trabalho, ora entendemos que bastariam 8 a 9 horas, que nos ajudaria bastante. Aliás ajudaria em termos, porque trata-se de um bem público, tanto que a Prefeitura usa a Barragem para servir outras comunidades, consequentemente é OBRIGAÇÃO!

A máquina esteve aqui em nossa região há duas semanas, realizaram as limpezas dos tanques ( projeto do governo do estado; onde a prefeitura recebeu mais de cinquenta mil reais para realizarem estas limpezas). Infelizmente eles trabalharam apenas para quem eles entenderam ser seus eleitores, como se eles soubessem quem votou em quem.

Para uma só família eles trabalharam mais de 6 horas. Será que não poderiam trabalhar pelo menos umas 8 horas na parede de contenção do Sistema Santa Maria?

Ora, trata-se de um bem público, um equipamento público, porque na hora que nas comunidades vizinhas e entorno de Vila Mariana, ficam sem água, são nas águas do Sistema Santa Maria que recorrem, aí ninguém quer saber quem votou em quem , vão lá e resolvem seus problemas de captação de água, “independente de partido político”, todos recorrem a esta barragem. Isto é para ficar bem explícito a possibilidade de ter sido uma perseguição política, porque nós acolhemos a todos.

Somos Cidadãos e Cidadãs de Caraíbas, somos eleitores e eleitoras de Caraíbas, em quem votamos ou não( não importa) , a eleição já passou e exigimos nossos direitos de sermos acolhidos pela atual administração dentro do que estão legalmente obrigados a nos atender!

Como Presidente da nossa Associação, cobrei várias vezes do nosso Secretário Municipal de Transporte. Enjoaram da minha cara na secretaria, mas como representante da minha associação, eu tinha e tenho o dever e obrigação de cobrar, afinal todos depositaram muita confiança em mim para representá-los.

E com todas essas cobranças ao secretário o que recebi como resposta foi um NÃO – (Não o culpo o secretário de transporte afinal ele apenas está cumprindo ordens). No princípio, até que eles pareciam que fariam o serviço, mas eis que surge um Senhor com uma Pastinha na mão acompanhando o operador, nesse momento é que viraram as costas para nossa Comunidade de Santa Maria, o Homem da Pasta falou que estávamos de fora dos serviços que a máquina faria em nossa região, de forma inexplicável!

Este acompanhante estava com uma pastinha na mão para cima e para baixo. O que ficou subentendido é que naquela Pasta deveria estar quem atenderiam ou quem não atenderiam.

Como todos estão vendo no vídeo a máquina trabalhando, “contratamos com recursos próprios da nossa associação”,já era de se esperar; a nossa região é e sempre foi marcada, desde da época do mandato do Pai do atual prefeito do nosso município.

Se alguém pensa que Caraíbas está na Nova História?! Estão enganados. Continua a mesma de sempre. Nas redes sociais parece estar vivendo realmente uma outra história parece ser uma outra realidade, tudo Fake News, porque na verdade, todos sabem da real situação, exceto aqueles que preferem fechar os olhos.

Caraíbas devolveu ao Governo da Bahia, mais de Cinco Mil Reais, dos cinquenta mil que receberam para a limpeza dos tanques! Será que não poderiam gastar pelo menos quinhentos reais de óleo aqui nesse serviço? Que é um bem que serve não só para nós da associação e comunidade, mas que serve também para o município, para a própria prefeitura que abastece as regiões vizinhas e muitas outras Comunidades. Concluo aqui com muita indignação por esta administração municipal, pois em pleno século XXI, em meio a tantas informações, tecnologias e direitos humanos, ainda estão aqui, vivendo um coronelismo desmedido.

Vamos acordar caríssimos eleitores, vamos cobrar os nossos direitos. Precisamos tomar os nossos lugares de patrões e cobrarmos deles, afinal ; eles que são nossos empregados. Oremos por dias melhores, por administradores que olhem por todos independente de partido político.

Oremos por administradores que atendam nós da Zona Rural do nosso município e não fiquem apenas maquiando a cidade para iludir nas páginas sociais. Oremos por administradores que não se preocupem trabalhar apenas pelo voto, mas serem justos a atender a todos. Oremos para que todos os Bajuladores (Puxas Sacos) se transformem em pessoas dignas, que clamem por justiça social e direitos iguais. Atenciosamente : VAGNER LOPES.


COMPARTILHAR