ENTREVISTA – Acusado de estelionato, Rafael Vieira enganou amigos e conhecidos; veja relatos das vítimas


O sonho da casa própria se transformou em pesadelo. O suposto corretor de imóveis, Rafael Vieira Sousa Araújo, de 27 anos, vem aplicando golpes desde 2014 e nem amigos e conhecidos foram poupados.
Os recém casados, que preferiram não ser identificados, conheciam Rafael, e ao receberem a proposta da construção de uma casa no prazo máximo de seis meses, acreditaram que seria uma boa oportunidade de negócio. Eles assinaram o contrato de compra e venda e deram uma entrada de 10 mil reais para a obra ser iniciada. Porém, a casa nunca foi construída.
“Rafael chegou ao local de trabalho do meu marido e ofereceu para ele e seus colegas. Meu esposo chegou empolgado em casa, já que se a gente procurasse uma construtora levaria uns dois anos para construir e receber o imóvel. Então, levantamos esse dinheiro da entrada com muito esforço e o restante parcelamos. Pagamos isso ao longo de um ano”, disse a vítima.
Ao ser questionado sobre a construção da casa que após um ano de contrato ainda não havia iniciado, Rafael inventava desculpas. “Ele dizia que estava tendo alguns problemas, que não tinha encontrado o terreno que queríamos, mas que logo iria iniciar a construção e sempre pedia mais dinheiro”, disse a vítima.
Essas foram as mesmas desculpas que o outro casal, amigos de Rafael há oito anos, ouviu quando o questionava sobre a construção da casa. Eles deram entrada em um apartamento em 2014, mas tiveram que desistir da compra devido as taxas de juros que não estavam no planejamento.  Ao receberem parte do dinheiro investido, contrataram o amigo para construir a casa própria.
“A gente ia procurar outra construtora, mas Rafael nos procurou e disse que construiria a nossa casa num prazo mais rápido. Logo fizemos um contrato e  passamos o dinheiro da restituição do apartamento para ele, um total de 18 mil reais”, informou a vítima, que também preferiu não ser identificada.
O contrato foi assinado no final de 2014. No ano seguinte, o casal precisou ir para Salvador devido a um problema de saúde. “Estávamos no meio do tratamento de câncer da minha esposa e mudamos o nosso foco. Quando chegamos a Conquista, procurei a ex-esposa dele e ela disse que Rafael tinha falado que já havia devolvido o nosso dinheiro. Só que na verdade, ele mentiu para todo mundo”, disse a vítima.
O casal entrou com uma ação na Justiça após Rafael prometer devolver o dinheiro e não cumprir. O suposto estelionatário ainda foi mais longe com as mentiras. “Ele chegou a usar fotos da minha esposa em tratamento de câncer para dizer que nos ajudava e que por isso não pagava as pessoas que também devia, mas isso nunca aconteceu”, desabafou.
Os dois casais da reportagem não foram as únicas vítimas. De acordo com o Delegado Titular Ney Brito pelo menos 12 pessoas alegaram que foram vítimas de Rafael. “A Polícia Civil vem tomando providência sobre o caso desde o mês de maio deste ano e já encaminhamos para a Justiça seis inquéritos, pedindo a prisão preventiva em quatro deles. E agora, fomos surpreendidos aí com mais 12 vítimas”, disse o delegado que ainda ressaltou que “considera Rafael o maior estelionatário da região Sudoeste da Bahia”.
O delegado ainda informou que o prejuízo das vítimas é entre 10, 20 e até 60 mil reais. “É preciso que a Justiça se sensibilize e decrete essa prisão para que a gente possa retirá-lo das ruas e com isso não surgir mais vítimas”, completou Ney.
Rafael Vieira de Souza Araújo foi localizado após uma discussão com uma das vítimas, que o encontrou no centro da cidade, na segunda-feira (26). Ele foi levado para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, mas, segundo a polícia, foi liberado, por ainda não ter nenhum mandado de prisão em aberto. Quando ainda estava na delegacia, Rafael disse que iria “pagar todas as dívidas trabalhando”.
De acordo com o delegado Ney Brito, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, mais de 10 pessoas se apresentaram como vítimas de Rafael. Ele é acusado de vender terrenos e casas inexistentes. O  prejuízo as vítimas  varia de R$5 mil a R$80 mil.
A polícia ainda informou que Rafael já responde a vários inquéritos em que é apontado como autor de vários golpes. Em entrevista a Farley Nascimento, do Blitz Conquista, Rafael diz que vai pagar dívidas.

Fonte: Blog da Gente

COMPARTILHAR