ENTENDA O MOTIVO | “Bebê Prefeita”: primeira criança nascida na Semana do Bebê recebe chave da cidade

O bebê prefeito, no caso de Vitória da Conquista, “bebê prefeita”, simboliza o compromisso do poder público com a garantia dos direitos da primeira infância. De acordo com a lei n°518/2014, a Semana do Bebê está incluída no calendário de eventos municipal e compreende a realização de ciclos de palestras e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino e postos de saúde, bem como, a divulgação de programas e serviços oferecidos às gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

Na semana dedicada às discussões acerta da primeira infância, que aconteceu em Cruz entre os dias 10 e 15 de outubro, aconteceram diversas ações com temas sobre alimentação saudável, a importância do acompanhamento de crianças de 0 a 2 anos, a exclusividade do aleitamento materno até o sexto mês de vida, vacinação, entre outras atividades recreativas para o fortalecimento de vínculos.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância e uma das metas obrigatórias para o município de Cruz receber a certificação internacional do Selo UNICEF, edição 2021-2024, tendo como objetivo tornar a primeira infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

EM CONQUISTA – A entrega simbólica da chave da cidade à primeira criança nascida na Semana do Bebê abriu a 6ª Semana do Bebê de Vitória da Conquista, na tarde desta segunda-feira (6), em uma cerimônia na Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC).

Com poucas horas de vida, colo da mãe Vanessa Cunha, a pequena Ana Ketllen Cunha, que nasceu às 9h44 de hoje, tornou-se a “Bebê Prefeita” . Ela também recebeu presentes, alguns itens de enxoval, carteira de vacinação e certidão de nascimento.

Ana Ketllen nasceu de parto normal na manhã de desta segunda-feira (6)

A mãe da recém-nascida, Vanessa Cunha, que mora no Assentamento Paixão, realizou todo o seu pré-natal na Unidade Saúde da Família de Inhobim e teve o parto realizado no Hospital Esaú Matos, mantido pela FSVC. “O acompanhamento e assistência do SUS durante a minha gestação foram ótimos. Eu nunca imaginava que um dia ela receberia esse título. Estamos muito felizes, não tenho nem palavras”, contou Vanessa.

O Bebê Prefeito do ano passado, Heitor Teixeira, foi levado pelos pais e “passou” o título para Ana Ketlhen.

A Semana do Bebê passou a integrar oficialmente o Calendário Anual do município em 2019 e esta edição tem como tema “Cuidado integral na primeira infância”, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e da Rede Cegonha. A iniciativa é uma das principais estratégias do Selo Unicef ara assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade.

O evento é resultado de um trabalho em conjunto desenvolvido pelas secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, e pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista.

Segundo a secretária de saúde do município, Ramona Cerqueira, a Semana do Bebê vem para mostrar a responsabilidade de um governo que se preocupa com a primeira infância. “Essa rede de apoio é estabelecida a partir do primeiro momento que a mulher descobre a gestação. Acolhemos essas mulheres dentro das unidades de saúde e fazemos esse vínculo para que elas possam estar cada vez mais perto de nós, seguindo com todas as consultas, parto, acompanhando o desenvolvimento da criança até os seis anos de idade”, destacou Ramona.

O diretor geral da FSVC, Diogo Feitosa, agradeceu o empenho das equipes envolvidas no evento e ressaltou o compromisso do Governo Municipal de garantir o cuidado integral às mães e às crianças. “Agradeço a toda equipe das secretarias envolvidas e da Fundação, que coloca a mão na massa para que as políticas e estratégias pensadas e desenvolvidas possam acontecer. Essa semana é uma simbologia do trabalho que é feito diariamente para a gente assegurar a assistência na primeira infância”, afirmou o diretor.

O evento de abertura também contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michel Farias, e do secretário municipal de Educação, professor Edgard Larry.


COMPARTILHAR