Nesse final de semana, a corredora Suzy Ruas participou de mais um desfio em sua carreira: a 37º Corrida Duque de Caxias, na cidade de Jacobina, na Bahia. O evento contou com a presença dos melhores atletas do Brasil, a verdadeira elite do esporte.
A corrida é considerada difícil por conta do percurso e das altas temperaturas da cidade. Mesmo assim, a atleta conseguiu representar muito bem a cidade de Vitória da Conquista, ficando no lugar mais alto do pódio em sua categoria (45 a 49 anos) e trazendo o troféu e a medalha de ouro para casa.
“Eu amo participar de provas assim, pois sempre aprendo algo novo e ganho mais experiência. Sabendo do alto nível de todos, vim determinada a buscar um pódio. Meu objetivo era o terceiro lugar na categoria 45 anos, mas, pela graça de Deus, conquistei o primeiro lugar! Foi uma emoção indescritível”.
Porém, algo maior do que o pódio aguardava por Suzy em Jacobina. Ela sabia da existência de uma irmã, fruto de um relacionamento de seu pai, Jerson Rodrigues da Silva Novaes com Maria Aurelina Cardoso de Matos, há 54 anos, antes dele se casar com a sua mãe. Havia grande possibilidade da atleta ter alguma pista do paradeiro da irmã, pois Jacobina é a cidade de Maria Aurelina. Assim, durante a sua estadia de dois dias, ela “causou” nos meios de comunicação a fim de encontrar e conhecer sua parente. “Eu sabia que meu pai havia tido um relacionamento com Maria Aurelina Cardoso de Matos, na cidade de São Paulo. Aurelina acabou retornando grávida para Jacobina, para a casa de sua família e desde então, perdeu o contato com meu pai. De posse dessas informações, procurei os blogs, as rádios, dei algumas entrevistas, informei meu telefone para contato e finalmente achei a minha irmã”.
Para a sua surpresa, além da irmã Tereza, que tem 54 anos, Suzy descobriu que também tem uma sobrinha, a Tamires de 30 anos. “As pessoas começaram a me ligar, dizendo que conheciam a família e foi passando a história, até que chegou na mãe da minha irmã. Nesta segunda-feira (26), finalmente, minha irmã entrou em contato comigo. Estou um choque, minha vida mudou! Nunca é tarde para a gente realizar um sonho! Depois de 54 anos eu achei a minha irmã, Deus é fiel”!
O encontro ainda não aconteceu porque a irmã de Suzy está morando em São Paulo com a filha, mas elas já estão combinando esse grande dia. Enquanto isso, elas estão se conhecendo mais um pouco por meio dos bate-papo pelo What’sApp. “A Tamires, minha sobrinha, é bem parecida comigo. Minha irmã pratica esporte, faz ioga e joga basquete. Está no sangue”, disse Suzy emocionada.
“O evento foi realizado em um lugar maravilhoso e contagiante, onde fiz amizades incríveis e ainda encontrei mais uma parte da minha família. O esporte tem esse poder: une as pessoas com humildade e simplicidade. Agradeço de coração aos meus amigos, parceiros, família, pessoas que me ajudaram a achar minha irmã e patrocinadores por todo o apoio”.