Até 2028, a marca YAH! estará presente em 50 destinos dos 9 estados do Nordeste, além de presença comercial no Sudeste, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, entre outros
Criada em 2017 e com ampla especialização nas modalidades de construção para mercados B2C, entre os quais estão duo residences, smart cities e condomínios de casas soltas, a VCA Construtora & Incorporadora é uma das empresas mais consolidadas do segmento imobiliário do estado da Bahia e da região Nordeste do Brasil.
Mas foi ao perceber uma lacuna no mercado de hospitalidade no Nordeste, que não possui referência de rede capaz de atender com escala o turismo ao longo da costa litorânea, que a empresa decidiu ampliar sua atuação e lançar uma unidade de negócios exclusivamente voltada à praia: trata-se da rede YAH!, uma experiência inédita na região, capaz de garantir conectividade entre os empreendimentos da marca, cujo plano de expansão prevê atuação em 50 destinos nos nove estados da região, além de presença comercial no Sudeste, nos estados de São Paulo e Minas Gerais, entre outros.
O lançamento da marca, que somou investimentos próprios de R$ 150 milhões, assim como o seu audacioso plano de desenvolvimento foram apresentados por Jardel Couto, CEO da VCA, neste final de semana (25 a 27 de agosto), em Vitória da Conquista (BA), onde está a sede da empresa, durante o FIB – Festival de Inverno Bahia, evento que reuniu mais de 75 mil pessoas durante três dias de música.
De acordo com os planos anunciados pelo executivo, juntos, os empreendimentos somarão 20 mil unidades habitacionais e um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 5 bilhões até 2028 – do total de 50 destinos, 21 deles já estão com terrenos negociados ou em fase de negociação na costa litorânea do Nordeste.
Lançamentos confirmados
A apresentação da YAH! ao mercado também marcou o lançamento de três empreendimentos nas cidades de Ilhéus e Porto Seguro, na Bahia, e na Barra dos Coqueiros, em Sergipe. “O lançamento da rede YAH! nos permite atuar em três nichos distintos, que são primeira moradia, lotes em bairros planejados e, agora, produtos praia, um mercado prioritariamente de segunda moradia, com foco no uso, rentabilidade e troca de destinos”, reforça Jardel Couto.
Os três primeiros empreendimentos terão suas construções iniciadas ainda este ano, com previsão de entrega em até 36 meses. Na Bahia, o VGV das unidades de Ilhéus e Porto Seguro é de R$ 250 milhões, enquanto em Sergipe, a implantação de Barra dos Coqueiros deve atingir um VGV de R$ 98 milhões.
Cada um dos empreendimentos deve ser responsável pela geração de 300 empregos diretos durante a fase de obras e outros 60 diretos quando da operação.
Modelo híbrido e valorização do pé na areia
Entre os diferenciais apresentados por Jardel Couto na apresentação da YAH! está sua comercialização. “Trata-se de um produto híbrido, que agrega o que há de melhor em cada uma das formatações de venda. Sendo assim, o consumidor não estará preso às oscilações de tarifa do mercado hoteleiro e nem mesmo a um condomínio sem serviços ou restaurantes. A lacuna está justamente em desenvolver um produto inédito e contará com os melhores destinos pensando no público de lazer e férias. Os empreendimentos não têm a vocação vertical e busca democratizar o pé na areia, beira ou vista mar. Por isso, a YAH! atuará em destinos não triviais para o modelo hoteleiro convencional”, diz.
Todos os empreendimentos possuirão uma ampla área comum, com muito lazer e diversão, em um misto de hotelaria e condomínio. Inicialmente, eles serão construídos a partir de estúdios a partir de 20 metros quadrados; quarto e sala com 29 metros quadrados; e quartos com suíte e sala com 45 metros quadrados. A formatação de preço pode ou não incluir todos os itens para uma estada plena, com mobília, decoração, utensílios e enxoval de cama e banho.
Serviços e intercâmbio de destinos
Jardel Couto complementa: “Reduzir as dores e eliminar os atritos. Essa é a premissa básica do projeto”. Ele explica que, para isso, a YAH! entregará ao comprador das suas unidades soluções que vão da gestão condominial, gestão de serviços, gestão de locação e troca de destinos onde há presença da YAH! e nos momentos em que seu empreendimento não estiver em uso.
“O projeto que estamos apresentando oferece um condomínio horizontal de unidades habitacionais, no qual o proprietário é detentor de 100% da unidade, podendo fazer uso durante o tempo que quiser. Nos momentos em que não estiver em uso, ele poderá alugar ou deixar que a Rede YAH! faça a locação para ele. Ainda poderá trocar períodos da sua unidade com períodos em outros empreendimentos da rede. Ou seja, ele adquire um lugar e ganhará mais de 50 possibilidades de destinos”, finaliza.
Hugo Okada – Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho (SP). Há mais de dez anos produzo conteúdo e apuro notícias relacionadas as indústrias de turismo, hotelaria e gastronomia. Antes da Revista Hotéis, atuei como repórter e redator nos veículos PANROTAS, Hôtelier News e Diário do Turismo.