ELEIÇÕES 2024 | Desembargadora que deu primeiro voto contra Sheila Lemos pede para pensar e vai votar de novo

A sessão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desta sexta-feira (20), trouxe dois sentimentos bem diferentes para os dois lados em contenda – a prefeita Sheila Lemos (União), candidata cuja elegibilidade está sendo contestada, e os candidatos Waldenor Pereira (PT) e Marcos Adriano (Avante), que entraram com recurso na corte eleitoral baiana.
Os dois votos dos desembardores Moacyr Pitta e Abelardo Paulo da Motta, que eram esperados para finalizar o julgamento hoje, foram favoráveis ao direito de Sheila concorrer. Eles acompanharam o voto do relator, que é contrário à tese de inelegibilidade da prefeita. Com os dois votos, o julgamento ficou em 4 a 3 pelo indeferimento da candidatura.
Mas, tudo pode mudar porque a desembargadora Maízia Seal Carvalho, justamente quem abriu a divergência com o parecer do relator e deu o primeiro voto contra a candidatura de Sheila, pediu vista, adiando a decisão final do TRE para segunda-feira (23).
Com os dois votos de hoje, o placar ficou em 4 a 3, o que, em tese, significa que a prefeita Sheila Lemos estaria inelegível, mas, na prática, o pedido de vista da desembargadora Maizia coloca o julgamento em suspenso. Na segunda-feira ela pode manter o posicionamento anterior, contra a elegibilidade de Sheila ou mudar o voto, alterando o placar em favor da prefeita.
Entre os seguidores de Sheila, o sentimento é de esperança. Acreditam que ao pedir vista, a desembargadora indica que mudará seu voto, convencida pelos argumentos apresentados pelos dois colegas que votaram hoje a favor da prefeita.
Entre os seguidores dos adversários da candidata do União Brasil, principalmente, eleitores de Waldenor demonstram frustração. Publicações que circulam nas redes sociais prevêem a mudança de posição da desembargadora.
O JULGAMENTO
Votaram a favor do deferimento da candidatura da prefeita, os desembargadores Pedro Godinho, Moacyr Pita Lima Sobrinho e Abelardo Paulo.
Votaram contra: Maurício Kertzman, Ricardo Maracajá, Danilo Costa e Maízia Seal, que pediu tempo para reanalisar o voto. | com informações do Blog do Giorlando Lima.


COMPARTILHAR