Faltando aproximadamente um mês para as eleições, metade dos eleitores baianos ainda não decidiu o que fazer com o voto no dia 2 de outubro.
A recente pesquisa Datafolha/Metrópole, divulgada em 24 de agosto, mostra que, quando perguntados “em quem você vota pra governador?”, 50% dos entrevistados disseram “não sei”.
Isso significa que, embora o candidato ACM Neto (UB) apareça com 54% das intenções de voto, ainda há muito espaço a ser conquistado por ele ou por outro candidato, como Jerônimo Rodrigues (PT), que aparece com 16%, João Roma (PL), que tem 8%, ou ainda pelos candidatos menores, como Giovani Damico (PCB), Marcelo Millet (PCO), 1% cada, e Kleber Rosa (PSOL), que não pontuou.
No caso de Jerônimo, um detalhe chama a atenção: na consulta espontânea, onde o entrevistado não vê a lista de candidatos, 4% disseram que votam no candidato do PT ou no governador Rui Costa, que não pode se candidatar, por estar no segundo mandato. Ele vai conseguir atrair esses eleitores? A ver.
Outro ponto importante a se observar é o nível de conhecimento dos candidatos pelo eleitorado. Enquanto ACM Neto é conhecido por 92% dos consultados pelo Datafolha, somente 39% dizem saber quem é Jerônimo Rodrigues. João Roma é conhecido por um número ainda menor de eleitores: 31%.
Isso pode ser um fator positivo para esses dois candidatos. Tornando-se mais conhecidos, sobretudo a ligação com seus padrinhos – Jerônimo é apoiado por Lula, e Roma, por Bolsonaro -, talvez eles consigam aumentar sua margem de intenção de votos. O desafio deles é o tempo, que faz oposição a este objetivo.
Os 46 dias de duração da campanha de 2022 fazem desta a campanha mais curta desde 2018, quando durou 50 dias. Haverá tempo para que se tornem conhecidos e disputem esse mar de eleitores indecisos?
Quando falamos em rejeição, o candidato ACM Neto aparece novamente em situação confortável. Apenas 15% dos entrevistados afirmaram não votar nele em nenhuma hipótese. João Roma é líder no quesito rejeição, com 37% das menções. Em seguida aparecem Jerônimo Rodrigues (35%), Kleber Rosa (33%), Giovani Damico e Marcelo Millet (29% cada um).
Os próximos 30 dias serão intensos para os candidatos, que devem aproveitar o tempo de rádio e televisão e o alcance das redes sociais para quebrar objeções, atrair simpatizantes e divulgar projetos. As próximas semanas dirão se o esforço deles fará efeito. Outras três pesquisas Datafolha/Metrópole serão divulgadas. As datas são 14 e 21 de setembro e a última antes do primeiro turno, em 1 de outubro.