ELEIÇÕES 2020 | Sudoeste Digital revela detalhes de pesquisa encomendada pelo Jornal A Tarde

SUDOESTE DIGITAL | Da redação – Uma pesquisa eleitoral encomendada pelo Jornal A Tarde, sobre a preferência do eleitor conquistense sobre o próximo gestor (ou gestora) municipal, tem sido um dos principais assuntos nas rodas de conversa sobre política nos últimos dias. 

Registrada sob nº BA-00046/2020 dia quinta-feira, 24, e iniciada no dia seguinte, com a proposta de ouvir a opinião de 600 eleitores, de forma virtual, a pesquisa, sob responsabilidade da Potencial -Pesquisa e Informação, terá o resultado divulgado na próxima quinta-feira, 1º de outubro.

O Sudoeste Digital teve a dados não confidenciais da pesquisa, porém de extrema importância para quem busca o principal cargo do executivo na terceira maior município da Bahia. 

Estão sendo entrevistados, por telefone, 600 eleitores de diversos bairros da cidade e dos distritos de Cabeceira da Jiboia, Bate-Pé, Cercadinho, Dantilândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São João da Vitória, São Sebastião e Veredinha.

No questionário que está sendo aplicado o entrevistador inicia a conversa com uma apresentação padrão: Bom Dia / Boa Tarde, Sr.(a) ….. , meu nome é …… trabalho na POTENCIAL, que é uma empresa especializada em pesquisas de mercado e de opinião. No momento estamos realizando uma pesquisa em VITÓRIA DA CONQUISTA. Gostaríamos de ouvir sua opinião. Podemos começar?

Em seguida, após confirmar o domicílio eleitoral do entrevistado, o pesquisador  pergunta: Se as eleições municipais de 2020 fossem hoje, o (a)Sr.(a) iria até o local de votação para votar? A próxima indagação é  a INTENÇÃO ESPONTÂNEA: Se as eleições para Prefeito (a) de VITÓRIA DA CONQUISTA fossem hoje, em quem o Sr(a) votaria?

Na INTENÇÃO ESTIMULADA, o entrevistador pergunta: Se as eleições para Prefeito (a) de VITÓRIA DA CONQUISTA fossem hoje e os candidatos fossem esses que vou citar …. (cita cada candidato e partido na ordem que aparece no sistema) …, em quem o(a) Sr(a) votaria?

Na estimulada não será citada as opções “Votar em branco”, “Anular o voto”, “Não sabe” e “Não quis responder”. 

O próximo passo será a citação nominal de cada candidato e o partido dele, na ordem em que aparece no sistema, o eleitor deverá responder que “Com certeza votaria nele (a) para prefeito (a) de Vitória da Conquista”, “Poderia votar
nele (a) para
prefeito (a) de Vitória da Conquista”, Não votaria nele (a) de jeito nenhum para prefeito (a) de Vitória da Conquista”, “Não o (a0 conhece suficientemente para opinar” e “Não sabe / Não quis responder”.

A pergunta estimulada quer saber, ainda, de forma geral, sobre a administração do presidente Jair Bolsonaro; do governador Rui Costa e do prefeito Herzem Gusmão, se está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

O nível de confiança é de 95%, com margem de erro amostral de 4 pontos percentuais. Os dados obtidos para este conteúdo foram obtidos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção “Consulta às pesquisas registradas”.


COMPARTILHAR