ELEIÇÕES 2020 | Herzem e Zé Raimundo faltam ao primeiro debate na TV em Vitória da Conquista

Os dois candidatos que teoricamente possuem o maior potencial de votos em Vitória da Conquista, levando em conta o resultado das últimas eleições, faltaram ao debate promovido pelo Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte), nessa terça-feira (29).

Ex-prefeito e atual prefeito, Zé Raimundo (PT) e Herzem Gusmão (MDB) ficaram de fora da discussão sobre educação, promovido pela Surte e pelo Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp). Cabo Herling (PSL), David Salomão (PRTB), Maris Stella (Rede), Professor Ferdinand (PSol) e Romilson Filho (PP) debatem o tema ao vivo, no canal 4.1 digital e também pelas rádios 97,5 FM, em Conquista e 106,1 FM, em Jequié, além do canal da TV Uesb no Youtube.

REVEJA (OU SAIBA COMO FOI)

                 

Durante as falas de apresentação, os candidatos lamentaram a ausência dos candidatos. Temos aqui hoje a ausência de um professor, deputado estadual e do atual prefeito. As representações de nossas cidades não podem se omitir diante da educação”, disse Maris Stella.

Na abertura do debate, a organização informou que Zé Raimundo justificou a ausência. Já Herzem Gusmão não justificou a sua não participação no debate. 

Em justificativa encaminhada à organização do debate, a coordenação de campanha do candidato a prefeito José Raimundo Fontes, informou que “após orientações de profissionais da área da saúde, especialmente no que se refere aos protocolos que se deve adotar em ambientes públicos, em função da pandemia do coronavírus, até o momento o candidato, que é integrante do grupo etário de risco, não tem participado de atividades públicas em local fechado que reúna um grande quantidade de pessoas ou que ofereça condições favoráveis à propagação da COVID-19“. (Leia nota na íntegra).

Em 2016, Herzem recebeu 47,82% dos votos no primeiro turno e Zé Raimundo obteve 31,69%. No segundo turno, Herzem foi eleito com 57,58% contra 42,42% de Zé Raimundo.

Esta pode ter sido a única oportunidade dos candidatos a prefeito ficar frente a frente antes das eleições do dia 15 de novembro. A TV Sudoeste, emissora afilada da Rede Globo na cidade, não vai promover debate entre os candidatos no primeiro turno.


COMPARTILHAR