EDUCAÇÃO | UESB anuncia novidades para o Vestibular 2023


A Assessoria de Comunicação da Uesb realizou uma edição do “Papo Aberto”, buscando esclarecer as dúvidas referentes ao planejamento acadêmico dos cursos de graduação da Universidade, para o próximo ano. O bate-papo contou com a participação dos professores Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Instituição, e Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação.

Para você que perdeu a transmissão ou deseja relembrar os principais esclarecimentos e anúncios, confira abaixo os destaques. Ainda é possível rever o “Papo Aberto” no canal oficial da Uesb no YouTube.

Semestres simultâneos – Com a participação de professores, estudantes e gestores, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a oferta de dois semestre letivos simultâneos para o primeiro semestre do próximo ano, com foco nos cursos de graduação. A medida é uma forma de regularizar o Calendário Acadêmico da Universidade. Mas, como isso vai funcionar?

O período letivo de 2022.2 terá início no dia 1º de fevereiro de 2023. Os alunos que já estão matriculados regularmente na Instituição cursarão apenas 2022.2. Além deles, haverá a entrada de estudantes aprovados no Vestibular e no Sisu para 2022.2. As matrículas dos aprovados no Vestibular acontecem de 5 a 9 de dezembro. Os aprovados no Sisu já estão matriculados, podendo haver novas convocações a depender das vagas não preenchidas (acompanhe aqui).

Já o período letivo 2023.1 começa no dia 15 de março. Esse será um período letivo voltado apenas para os aprovados no Sisu 2023.1 e no próximo Vestibular da Universidade. Haverá entrada de estudantes em 21 cursos neste período.

Regularização do Calendário – Em agosto, a Uesb prevê o início do semestre letivo 2023.2. Todos os estudantes que cursaram 2022.2 ou 2023.1 seguirão sua trajetória acadêmica neste período. Com essa oferta, a Universidade regularizará o Calendário Acadêmico.

Vestibular Uesb 2023 – Durante o “Papo Aberto”, foram anunciadas as principais datas para o próximo processo seletivo tradicional da Universidade. Com previsão de publicação do Edital até o início do mês de dezembro, as inscrições do Vestibular 2023 acontecem a partir de 13 de dezembro. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de fevereiro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

O Vestibular ofertará vagas tanto para 2023.1 como para 2023.2. Os cursos disponíveis para 2023.1 serão os mesmos já listados para o Sisu 2023.1, que podem ser conferidos aqui. Já a oferta para 2023.2 será detalhada no Edital específico do processo seletivo. A banca responsável pela elaboração das provas e outros detalhes serão divulgados em breve. Acompanhe as novidades no site do Vestibular.

PSE – Além das entradas tradicionais, o Consepe aprovou a realização do Processo Seletivo Especial (PSE) para 2022.2. Serão ofertadas vagas não preenchidas pelo Sisu e pelo Vestibular. Dessa forma, apenas alguns cursos estarão disponíveis nesse processo, que terá o desempenho do Ensino Médio como critério de seleção (avaliação do histórico escolar dos candidatos).

O PSE contará, novamente, com o bônus regional de 10%, acrescido na média final daqueles candidatos dos territórios de identidade onde a Uesb possui campus. O Edital com todos os detalhes está previsto para dezembro, assim como as inscrições. Os aprovados ingressarão em fevereiro de 2023, conforme o planejamento do semestre letivo 2022.2.

Outras seleções – Em andamento, as seleções de transferência interna e externa e o processo seletivo para portadores de diploma aprovarão candidatos que vão ingressar em 2022.2. Para 2023.1, não acontecerão essas seleções. Segundo anunciado no “Papo Aberto”, os próximos processos seletivos para esses dois públicos estão previstos para abril e maio do próximo ano, com vagas destinadas para 2023.2.

Com tantas mudanças, o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Instituição, reforça que o esforço coletivo será sempre uma máxima válida no dia a dia de toda a comunidade acadêmica. “Na Uesb, nós temos uma tradição, sempre reforçada, de compromisso, que envolve professores, servidores técnicos, gestores e nossa comunidade estudantil. Assim, nos mobilizamos para manter essa Instituição à disposição da comunidade”, defende o reitor.

Todos os documentos que regulamentam os processos de seleção e suas etapas serão divulgados, ao longo dos próximos meses, no site da Universidade. Mais informações, acompanhe nossos perfis oficiais nas mídias sociais: InstagramFacebook, TwitterYouTube.


COMPARTILHAR