EDUCAÇÃO | Sem aulas há quase um mês, crianças protestam na Prefeitura de Conquista

Imagens: Ag. Sudoeste Digital/31.7.2019

“Educação não é gasto, é investimento!”. A frase, escrita a tinta numa cartolina branca,exibida por um estudante da Escola Municipal José Rodrigues do Prado, no distrito de Pradoso, resumia o protesto de milhares de crianças que estão sem aula há quase um mês, nas escolas da zona rural de Vitória da Conquista, por falta de transporte escolar.

Ao lado da criança do cartaz, outros estudantes, acompanhados das mães, exigiam respostas da gestão municipal, em frente ao prédio da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira, 31.

Abrigada sob uma árvore para fugir do calor, a dona de casa Eliane dos Santos Teixeira, mãe de uma criança especial, não escondia a sua indignação com a suspensão das aulas há mais de 22 dias. Ela disse que, a princípio, o protesto surtiu efeito.

ASSISTA NO PLAYER ABAIXO

                   

A exemplo dos dias anteriores neste mês, mais uma vez os estudantes encontraram a escola fechada na manhã nessa quarta-feira (31). O motivo, mais uma vez, foi a falta de transporte escolar para professores e estudantes. A reportagem tenta contato com a Secretaria de Educação.

Além da do Pradoso, mais de 100 escolas municipais da zona rural de Vitória da Conquista estão há mais de 20 dias sem aula

Segundos mães e pais dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação havia estimulado como prazo para o retorno do recesso esta quarta. No entanto, apenas os estudantes que moram mais próximos foram a escola porque a situação do transporte escolar para os professores e alunos que moram mais distante ainda não foi regularizado.

Esta já é a segunda vez que o retorno das aulas foi adiado. As escolas da zona urbana iniciaram o segundo semestre letivo no dia 9 de julho, mas devido a problemas com a licitação do transporte escolar, a Secretária de Educação informou que as escolas da zona rural só retornariam no  22 de julho. Mais uma vez, não conseguiram cumprir o prazo determinado e foi adiado novamente.

Renata Rodrigues, mãe de aluno, contou que já entrou várias vezes em contato com a Secretaria de Educação, e a única resposta que obtém da gestão é: Estamos nos empenhando para resolver o problema. “Disseram que estão se empenhando, mas os alunos já estão há 3 semanas sem aula. O prazo era essa quarta-feira, está no portal da transparência”

Shirley Viana, que tem dois filhos matriculados na escola de Pradoso, lamentou o descaso do governo municipal com a educação da zona rural. “Em tempos que esperamos mudança na política, o atual governo enfraquece e deixa muito a desejar na zona rural”, frisou.


COMPARTILHAR