EDUCAÇÃO | Projeto de extensão estimula ensino de Zoologia em alunos da Educação Básica

Dos estudos nos livros didáticos para a experiência de uma atividade prática em laboratório. Assim, em 2007, surgiu o Projeto de Apoio ao Ensino de Zoologia (Paez), vinculado ao Departamento de Ciências Naturais (DCN). Ação de extensão, a iniciativa abre as portas da Universidade para mostrá-la à comunidade, principalmente, para que alunos do Ensino Básico tenham acesso ao Ensino Superior.

Segundo a coordenadora Ludimila Calheiro, o Paez pretende suprir a carência de recursos didáticos das escolas, que acarreta desinteresse nos alunos e desestímulo nos professores, causando prejuízo no processo ensino-aprendizagem. “O projeto pretende preencher esta deficiência, pois aqui existem organismos como animais marinhos, que antes eles só viam nos livros, e não tinham a oportunidade de encontrar pessoalmente com esses animais. Esse contato contribui para a formação dos estudantes”, completa.

Voltado para alunos do Ensino Fundamental, Médio e cursinho pré-vestibular, das redes pública e particular de Vitória da Conquista e região, o Paez busca fortalecer o ensino de Zoologia por meio de visitas guiadas. Os estudantes da licenciatura e do bacharelado em Ciências Biológicas da Uesb, que atuam como bolsistas e monitores do projeto, recebem os alunos da Educação Básica para a disseminação de conhecimento.

Bruno Oliveira é estudante de Ciências Biológicas e bolsista do Paez

“Pra gente que ama a licenciatura e a educação, esse é um momento importante, onde explicamos, falamos de ciência e expandimos nosso conhecimento para os alunos. Nos laboratórios, eles veem uma lupa, microscópio, um animal fixado, dentição de serpente, então, é bacana pra gente explicar e passar isso pra frente”, esclarece Bruno Oliveira, estudante do 6° semestre de Ciência Biológicas e bolsista do Paez.

Aula prática – Abordando temas das diversas áreas da Biologia, principalmente, a Zoologia (ramo especializado no estudo científico dos animais), professores e alunos das disciplinas de Ciências e Biologia têm os espaços internos e externos da Universidade como locais de experimentação. As atividades acontecem nos Laboratórios de Zoologia 1 e 2, com turmas que agendam as visitas com a equipe do projeto.

Tal experiência foi vivida por Lorrany Almeida, que pegou em uma lula pela primeira vez, assim como seus colegas do 2° ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Edvaldo Flores, de Maetinga. “Achei essa experiência incrivelmente fantástica. Aqui, na Universidade, a gente consegue ter a oportunidade de encontrar pessoas que já estiveram em nosso lugar e conseguimos entender melhor as coisas e até discernir o que a gente quer pra nossa vida. É fantástica essa oportunidade que a Uesb nos dá”, declara.

Para muitos estudantes, como Lorrany Almeida, a visita é o primeiro contato com esse universo

Para Leandro Mota, professor de Biologia da turma, a visita à Uesb e aos espaços dos laboratórios já era muito aguardada. “É muito gratificante e é importante ter esse vínculo entre Ensino Médio e Ensino Superior para que eles possam desenvolver o aprendizado e entender um pouco como é o funcionamento da Universidade”, afirma.

Considerada um exercício pedagógico facilitador, a aula prática deveria ser uma realidade e atividade constante nas escolas. Devido a falta desses espaços, a Uesb se torna um importante meio de propagação do conhecimento. Os projetos e programas de extensão, promovem o intercâmbio universidade-comunidade levando até a sociedade o conhecimento que é desenvolvido na Instituição.

O Colégio Estadual Edvaldo Flores, de Maetinga, participou do projeto na Uesb

Além de trazer o aluno do Ensino Básico para o espaço da Universidade e mostrar que este local pertence a ele, o Paez não quer ficar apenas nas visitações de escolas aos Laboratórios de Zoologia 1 e 2. “Nosso propósito é transformar o projeto em programa de extensão, obter um local permanente de exposição dos animais e, através da implantação de uma Coleção Zoológica Didática, destinar um kit de empréstimo de materiais para as escolas”, esclarece Ludimila.

Há 14 anos, o Projeto de Apoio ao Ensino de Zoologia tem gerado um impacto positivo na formação dos alunos e contribuído na diversidade do ensino dos professores, que podem trabalhar além do livro didático.


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