Como já era esperado, a chapa única “Sonhos não envelhecem: UESB mais ciência, inclusão e cidadania”, dos professores Luiz Otávio Magalhães e Marcos Henrique Fernandes, foi eleita para mais quatro anos na gestão da reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Eles conquistaram a aprovação de 92% do total de votos, contra 4,5% de nulos e 3,4% de abstenções. Compareceram 2.395 eleitores.
A votação, nesta eleição de 2022, foi realizada na última terça-feira-feira (19), nos três campi da instituição: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. O exercício do voto foi em células amarelas para servidores, tanto professores como técnicos, e azul para os estudantes. Por ser uma eleição de chapa única, só havia o nome da chapa com um quadrado para ser marcado. Quem escreveu algo, teve o voto considerado nulo, e quem entregou em branco, teve computado como abstenção.
Do universo do Colégio Eleitoral, 10.338 eleitores, compareceram 1.459 discentes, o equivalente a 17% do alunado, e 936 servidores, docentes e técnicos, representando 62% do eleitorado. Na votação, o voto de um estudante valia um terço e dos servidores dois terços.
A apuração iniciou, nos respectivos campi, por volta das 23 horas de ontem (19) e acabou na madrugada de hoje (20), depois das 3 horas da manhã. O resultado oficial ainda será ser publicado no site da Uesb.
Após a divulgação do resultado da eleição pela Comissão Eleitoral, que ocorreu hoje (20/04), a chapa única pode interpor algum recurso questionando os cálculos da apuração até 25 de abril. O Conselho Universitário (Consu) deve enviar o resultado do pleito ao governador da Bahia, Rui Costa, até o dia 5 de maio. |com informações do site Avoador.