Nesta quarta-feira, 18, docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) irão paralisar as atividades em busca de mais investimentos para as universidades estaduais da Bahia. O Fórum das Associações Docentes das UEBAs propôs a paralisação após as diversas negativas do governo estadual em negociar com as/os docentes e, diante disso, a Associação dos Docentes da UESB (Adusb) promoverá atividades de mobilização nos três campi da universidade.
A universidade vem enfrentando desinvestimento ao longo dos anos, o que tem influência direta na precarização dos prédios, e falta de investimento em extensão e pesquisa – pilares da instituição pública. Até agosto deste ano, o contingenciamento médio no grupo de investimento era cerca de 40%.
Não é apenas desinvestimento, é também limitação para a aquisição de equipamentos, realização de obras e melhorias nas salas de aula e laboratórios dos três campi da universidade. Quando observamos os dados referentes ao grupo de manutenção e custeio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o contingenciamento médio é por volta de 27%.
A categoria docente luta para que seja destinado às universidades orçamento correspondente a 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), mas desde 2016, o valor orçado fica em 5% da previsão para a RLI do próximo ano e o executado não atinge sequer esse percentual. Este percentual vem caindo e, nos últimos dois anos, não chegou sequer a 3,5%.
SERVIÇO
Vitória da Conquista
Mobilização e café da manhã no portão principal: 7h30
Jequié
Mobilização e café da manhã no portão próximo à Adusb: 8h e 14h
Itapetinga
Mobilização e café da manhã no portão principal: 7