Como os administradores fazem para lidar com as diferentes gerações dentro de uma mesma empresa? Como estimular pessoas com padrões comportamentais tão diversos e ainda assim obter os melhores resultados?
Essas são perguntas que os gestores se fazem, sejam eles responsáveis por pequenas empresas ou por gigantes multinacionais.
O mercado de trabalho apresenta perfis profissionais que vão desde os chamados babyboomers – nascidos até os anos 60 – até a geração Z, dos que nasceram dos anos 90 para cá. É um amplo leque de modos de pensar, agir e se expressar. Saber gerenciar toda essa diferença e contrastes pode ser um desafio.
E é aqui que entra a relevância da gestão de pessoas para os resultados e para a qualidade da organização. Administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa dos concorrentes. Mais do que isso: ter uma equipe de funcionários satisfeitos, felizes e motivados pode trazer benefícios ao empreendedor, com reflexo nos resultados de desempenho.
Algumas práticas são imprescindíveis:
→ Motivar a troca de experiência entre as diferentes gerações de pessoas;
→ Incentivar a comunicação ampla;
→ Promover o trabalho em equipe, aproveitando o potencial de cada geração;
→ Reconhecer e estimular o conhecimento, a competência e a capacidade de inovação;
→ Oferecer treinamento estimulante a cada público.
Para desenvolver a habilidade de aplicar as práticas e metodologias que garantem uma boa gestão de pessoas, estudar é fundamental. Na FAINOR, a pós-graduação em Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal ensina sobre temas como “Gestão Contemporânea e o Intraempreendedor”, “Treinamento e Desenvolvimento” e “Prospecção de Talentos”, por exemplo.
Para começar a estudar e se preparar para os desafios da gestão de pessoas, o processo é bem simples: Basta fazer a inscrição aqui mesmo no site da FAINOR e participar da nova turma que está sendo oferecida. As aulas são presenciais e modulares, ou seja, acontecem uma vez por mês. A FAINOR oferece diversos planos de pagamentos e descontos.