O Processo Seletivo Especial para 2021/1 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) será realizado pelo aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pelas notas do ensino médio, conforme escolha do candidato.
A opção por estabelecer duas categorias de seleção foi tomada por causa da impossibilidade da realização de provas presenciais do Vestibular 2021. A pandemia de Covid-19 já havia gerado atraso nas convocações do último processo seletivo.
Como será o Processo Seletivo Especial?
O Processo Seletivo Especial terá duas categorias:
Categoria 1: Aproveitamento das notas do Enem 2016, 2017, 2018 ou 2019
Categoria 2: Uso das notas do ensino médio e também pelas certificações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e da Comissão Permanente de Avaliação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Bônus regional
A Uesb adotará bônus regional de 10% para estudantes que sejam moradores de municípios integrantes dos seguintes territórios:
Território Médio Sudoeste
Território Médio Rio de Contas
Território Sudoeste Baiano
Vagas e Cotas
O Processo Seletivo Especial será responsável pelo ingresso de 50% das vagas para 2021/1 da Uesb, com início previsto para dezembro de 2021, ficando o restante para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
As vagas serão divididas em ampla concorrência e cotas para escolas públicas. Dentro do percentual da rede pública, 70% será para quem se declarar negro. Haverá, ainda, oportunidades adicionais como ações afirmativas, sendo uma em cada curso para quilombola, uma para indígena e uma para pessoa com deficiência.
O edital e demais detalhes serão divulgados posteriormente. Mais informações pelo site da Uesb: www.uesb.br