Pelo décimo mês consecutivo, os combustíveis apresentaram crescimento de vendas no varejo baiano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados esta semana com os resultados até o mês de maio.
O aumento das vendas de combustíveis e lubrificantes em maio desse ano, na comparação com maio do ano passado, foi de 29,4%, sendo este o setor de maior crescimento no período entre as oito atividades do varejo baiano.
Além de combustíveis e lubrificantes, apenas outras duas atividades do varejo baiano apresentaram crescimento no período entre maio do ano passado e maio desse ano. As altas aconteceram em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que foi de 12,6%, e em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (11,9%).
Por outro lado, entre as 5 atividades em queda, as que mais ajudaram a frear o crescimento geral do varejo baiano no mês foram outros artigos de uso pessoal e doméstico (-21,7%), que recua seguidamente há 14 meses e teve novamente a maior queda; e tecidos, vestuário e calçados (-16,9%), em uma segunda retração consecutiva.
Com isso, as vendas no varejo baiano cresceram 1,5% em maio desse ano na comparação com maio do ano passado, ainda que tenham tido queda de 2,5% entre abril e maio de 2023.