ECONOMIA | Após falência, Ricardo Eletro volta ao ar; entenda como vai ser o sistema

Uma das maiores redes brasileiras de varejo, que chegou a ter um faturamento anual de R$ 10 bilhões, a Ricardo Eletro teve seu pedido de recuperação homologado pela Justiça em janeiro de 2019, e foi obrigada a fechar todas as suas lojas. Em 2022, foram três os pedidos de falência decretados e posteriormente revertidos.

Mas, no dia 7 de dezembro passado, a marca retornou, não mais com lojas físicas, mas a bordo de um novo marketplace montado em apenas 21 dias pela plataforma CaZco Digital. O site segue a linha dos demais e-commerces brasileiros.

Lembrando que a “Ricardo Eletro sempre foi uma loja especializada em eletrodomésticos e móveis”, o CEO da CaZco Digital, Henri Le Bourlegat, garante que o atual porfólio é ainda mais amplo que o dos tempos da loja de departamentos. O executivo acredita que esse é o ponto de partida para voltar a ser um grande varejsita.

Como é o marketplace da Ricardo Eletro?

De acordo com Le Bourlegat, o marketplace da Ricardo Eletro “conta com front-end de alta performance, com uma administração de sistema, que permite executar quase todas as necessidades sem conhecimento de linguagem de programação, ou com linguagem low-code”.

Em um comunicado à imprensa, a CaZco Digital dá mais alguns detalhes técnicos sobre os recursos disponíveis, como sistemas de ERP (planejamento de recursos empresariais), hubs e ferramentas de gestão de catálogo (buy box, seller box, store in store, split de pagamento, entre outras).

Para o CEO da Ricardo Eletro, Pedro Bianchi, a parceria com a CaZco foi fundamental para a retomada dos negócios. Como a startup de tecnologia disponibiliza uma seleção completa e nativa de marketplace, o consumidor pode fazer suas compras de forma totalmente online.

Para os múltiplos vendedores, a plataforma da CaZco apresenta um painel que permite o cadastramento de produtos dentro do marketplace da Ricardo Eletro, a administração do catálogo, pedidos, fretes e outras funcionalidades.

Segundo Henri Le Bourlegat, o grande diferencial de sua startup de tecnologia é ser “a primeira plataforma nativa de marketplace com todos os serviços” que um negócio digital, ou que combina físico e digital, necessita. Nesse sentido, a expectativa é que o trabalho com a Ricardo Eletro traga “um excelente resultado” e resgate a visibilidade da marca.


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