As escolas da rede estadual de ensino seguem na distribuição de absorventes higiênicos do programa Dignidade Menstrual. Na Bahia, serão beneficiadas mais de 226 mil estudantes regularmente matriculadas na rede estadual e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos. A iniciativa do Governo do Estado visa ofertar mensalmente um pacote de absorventes descartáveis por beneficiária, dentro de um investimento total de R$ 5,6 milhões.
Na quarta-feira (16), a ação ocorreu no Colégio Estadual Carlos Souto, localizado no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo a coordenadora pedagógica, Cláudia Guimarães, desde a implantação do programa na rede, os docentes vêm desenvolvendo com os estudantes inúmeras ações sobre a temática. “Trabalhamos as vertentes fisiológica, cultural e social e abordamos os tipos de absorventes higiênicos. Também fizemos apresentações sobre campanhas de redução da precariedade menstrual, pobreza e dignidade, resolução de situações-problemas e estudos de casos”, explicou.
Para a estudante Amanda Amorim, 17, 3º ano do Ensino Médio, a ação de falar sobre dignidade menstrual foi bem esclarecedora. “A atividade nos deu uma visão mais expansiva sobre esse assunto que, muitas vezes, não era muito discutido nas escolas.
A entrega dos absorventes é uma ação muito importante, pois muitas alunas não têm a condição de comprar para passar esse período com cuidado e higiene. E isso acaba atrapalhando a frequência escolar”, comentou.
A estudante Laura Veiga, 17, 3º ano, falou da importância do programa. “Esta iniciativa ajuda muitas mulheres a terem melhores condições de higiene nesse período e de virem à escola e terem uma educação melhor. Além disso, o programa ajuda a abordar o assunto, quebrando vários tabus e ajudando as alunas a terem mais conhecimento sobre si mesmas”.
Ações pedagógicas
Diversos materiais didáticos também estão disponíveis no Portal da Educação. Dentre eles está a Cartilha Educativa sobre Saúde Menstrual, que explica o que é a menstruação e quais as mudanças que provoca no organismo, bem como contribui para desmistificar tabus relacionados ao tema. Fazem parte das ações da SEC, ainda, os processos formativos para estudantes, professores e gestores, visando ajudar na promoção da cultura, do cuidado, da empatia e do respeito.