![]() |
Imagens: Ag. Sudoeste Digital/arquivo |
Após ter 90% da frota retida por irregularidades, a empresa Viação Vitória, que opera em Vitória da Conquista, informou que está regularizando a circulação dos coletivos no município gradativamente. O caos no sistema de transporte público motivou um protesto no terminal de ônibus, nesta quarta-feira (25), liderado por professores em greve.
De acordo com a assessoria da empresa, a Viação Vitória está com 85% da frota retida, mas estão operando em três linhas com 12 ônibus. A empresa possui 80 veículos, mas a normalidade está longe de ser alcançada, perdurando os transtornos aos 90 mil usuários/dia.
A prefeitura declarou situação de emergência no transporte público por conta dos problemas nos veículos como pneus carecas, sinalização deficiente e tacógrafo em mau estado, entre outros.
As linhas em circulação são: R01- Vila Serrana- Centro; R25 – Miro Cairo – Centro e R61 Primavera-Centro. A assessoria informou ainda que a expectativa é que mais três ônibus sejam liberados após vistoria.
A empresa ressaltou ainda que continuará operando em Vitória da Conquista e que a situação deve ser normalizada nos próximos 30 dias. A declaração contradiz a situação financeira da empresa, que além de atrasar salários dos mais de 500 rodoviários, não dispõe de equipe para recuperar a frota sucateada.
Além da Viação Vitória, a empresa Cidade Verde também opera no transporte público de Vitória da Conquista. A empresa tem frota de 78 coletivos, mas sem os veículos da Viação Vitória a frota na cidade fica reduzida.
Sem ônibus, os moradores das localidades afetadas pelo problema chegaram a usar transportes alternativos, como corridas por aplicativos, táxis e a vans. Quem não podia pagar pelos veículos, optou até pela bicicleta.